PEIEX vai ajudar 25 empresas de Sergipe a exportar

O IEL Sergipe será o braço operacional, acompanhando todo esse atendimento ao longo dos próximos dois anos, até 2023.

Por Antônio Carlos Garcia, do Só Sergipe

“Vamos apoiar as empresas sergipanas que querem exportar, dando toda qualificação nesse processo”. É o que garante o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o economista Rodrigo Rocha, ao se referir ao PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) que foi lançado nesta quarta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). “Vamos atender, inicialmente, 25 empresas que tenham potencial para exportar ou já exportam”, completou.

- Publicidade -

De acordo com Rodrigo Rocha, o PEIEX também vai buscar empresas que tenham interesse em ampliar ou buscar novos mercados. “Dentro deste contexto, o IEL Sergipe será o braço operacional, acompanhando todo esse atendimento ao longo dos próximos dois anos, até 2023. No final deste processo, a empresa estará preparada para vender para outros países”, destacou Rocha.

Quanto ao número específico de 25 empresas, Rodrigo explicou que a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos) disponibiliza um técnico para atender a estas empresas dentro de dois anos. “E olhando para a realidade sergipana, é um número que atende à nossa necessidade porque esse é um desafio muito grande”, disse.

“As empresas sergipanas, às vezes, têm dificuldade para vender para um estado vizinho, imagine vender para outro país. É um processo que exige maior preparação, maior cuidado, e por isso estamos começando com esse grupo”, frisou o economista.

- Publicidade -

Exemplos

Durante o lançamento do PEIEX,  o diretor de investimentos da Maratá, Antônio Carlos Borges, mostrou o perfil exportador da empresa, que já manda para o mercado internacional suco concentrado de laranja congelado, produto que entrou na pauta de exportações de Sergipe.

O gerente comercial da VLI, Ítalo dos Santos Leão, apresentou a empresa, as potencialidades do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), na Barra dos Coqueiros. “Nós fazemos importação de trigo, coque, exportamos bastante minério de ferro, concentrado de cobre. Estamos conseguindo atrair bastante grãos para Sergipe de Matopiba e vários outros lugares”, disse. Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 80 especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados (MA + TO + PI + BA).

Na  Bahia

Além de Sergipe, o PEIEX, também foi lançado em Salvador, no dia 26. Lá o programa já existe desde setembro de 2008 e, ao longo destes 13 anos, já atendeu 1.713 empresas. O objetivo agora é qualificar 375 empresas dos mais diversos segmentos, gratuitamente, por meio de quatro núcleos localizados em Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, cujo lançamento será no dia 4 de maio, em Ilhéus, e um polo em Vitória da Conquista.

Durante os eventos em Salvador e Aracaju foi  apresentada uma atualização do estudo “Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2021” de cada estado, documentos produzidos com exclusividade pela ApexBrasil e que traz o panorama geral da economia dos Estados e identifica o seu potencial exportador com base em análise das exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos naquela unidade da federação, disponíveis em http://www.apexbrasil.com.br/inteligenciaMercado/PerfilExportadorEstadosBrasileiros.

Leia também: Aumento da conta de energia vai provocar perdas no PIB, diz CNI

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -