Da Redação
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e o Banco do Nordeste assinaram Acordo de Cooperação Técnica. A ação vai permitir que produtores rurais, em especial os agricultores familiares, tenham a oferta de assistência técnica, extensão rural e da concessão de crédito especializado ampliada.
O acordo alcança todos os 217 municípios maranhenses e será executado a partir da atuação de toda a rede de técnicos do Banco do Nordeste e da Agerp/MA. Pelo BNB, será disponibilizada a mão de obra de gerentes de negócios que atendem o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de agentes de desenvolvimento que operacionalizam o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) da instituição financeira e, ainda, os assessores de crédito do Agroamigo – programa de microcrédito rural orientado, responsáveis por prestar orientação técnica e gerencial aos produtores rurais. Já pela Agerp/MA, serão 279 municípios envolvidos na ampliação da oferta de apoio técnico ao público beneficiado.
“O acordo de cooperação entre o Banco do Nordeste e Agerp vai fortalecer a base de sustentação e de apoio à agricultura familiar. Um convênio que, para além da expansão do acesso ao crédito, visa também possibilitar que os agricultores familiares tenham maior acesso a assistência técnica rural”, ressaltou o presidente da Agerp/MA, Júlio Mendonça.
A partir da execução de todas as etapas do Acordo de Cooperação Técnica, objetiva-se a contribuição com o desenvolvimento sustentável local e territorial, dinamizando a geração de ocupação e renda no meio rural e o incremento de melhorias nas propriedades rurais, por meio do maior acesso ao crédito destinado a investimentos na produção do campo.
O superintendente do BNB no Maranhão, Danivan Borges Lacerda, destaca que o convênio firmado resultará em importante ampliação creditícia em diversas regiões do Maranhão.
“O Banco do Nordeste possui, hoje, 9% da rede bancária do estado, mas é responsável por 73% dos financiamentos de longo prazo e 48% do crédito rural concedido em território maranhense. Isto releva o quanto podemos cooperar com o aumento da produtividade no campo e da rentabilidade dos negócios rurais, o que será ainda mais fortalecido com o acordo firmado, que garante efetivo compromisso de um órgão técnico, como a Agerp, e de um banco de desenvolvimento, como o BNB, em total apoio aos nossos agricultores familiares maranhenses”, explicou Danivan Borges Lacerda.