Bolsonaro no Nordeste: agenda agitada e muitos pedidos

Em sua visita a estados do Nordeste, nesta sexta-feira (03) o presidente Jair Bolsonaro participou de cerimônia de assinatura da concessão de ferrovia, inaugurou escola e se reuniu com empresários e militares. Ele também recebeu cartas com diversos pedidos de empresários Na Bahia, sua primeira parada, o presidente participou da concessão da Ferrovia de Integração […]

Em sua visita a estados do Nordeste, nesta sexta-feira (03) o presidente Jair Bolsonaro participou de cerimônia de assinatura da concessão de ferrovia, inaugurou escola e se reuniu com empresários e militares. Ele também recebeu cartas com diversos pedidos de empresários

Presidente Jair Bolsonaro participou, nesta sexta-feira (3), da Cerimônia de Assinatura do Contrato de Concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL I), em Tanhaçu (BA

Na Bahia, sua primeira parada, o presidente participou da concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no município de Tanhaçu. O contrato foi assinado com a empresa Bahia Mineração (Bamin) e terá duração de 35 anos.

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O contrato assinado nesta sexta-feira é referente ao trecho entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, chamado de Fiol 1, com 537 quilômetros de extensão. A expectativa é que a Fiol 1 comece a operar em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga.

Em um primeiro momento, 16 locomotivas e 1,4 mil vagões estarão em operação, dos quais, pelo menos, 1,1 mil serão destinados ao escoamento de minério de ferro. Em 10 anos, em 2035, a expectativa é que volume de carga supere os 50 milhões de toneladas transportadas em 34 locomotivas e 2,6 mil vagões.

Antes do evento, Bolsonaro visitou as obras da ferrovia, acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e de outras autoridades. O presidente parabenizou Freitas e seus demais ministros pelo trabalho na atração de investimentos para o país. “Essas pessoas, para poderem trabalhar, eu dei para eles a total liberdade, porque acredito na responsabilidade de cada um deles. E formando dessa maneira [a equipe ministerial], a iniciativa privada, que é aquela que realmente leva o país para a frente, vem atrás de nós porque tem a confiança naquilo que nós fazemos”, disse

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Presidente se reúne com empresários no Recife e recebe cartas com diversos pedidos/Foto Rainier Michel/cortesia

Leiloada em abril, a Fiol 1 receberá investimentos privados de R$ 3,3 bilhões, sendo que cerca de R$ 1,6 bilhão será usado para o término do segmento, hoje com 75% das obras concluídas.

O governo também avança com o projeto da Fiol 2, entre Caetité e Barreiras, também na Bahia. As obras do trecho de 485,4 quilômetros de extensão estão em andamento, inclusive com a participação do Exército na execução. Já a Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, em Tocantins, aguarda licença de instalação.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, quando estiver pronta, a Fiol será um corredor de escoamento com 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o futuro porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município tocantinense de Figueirópolis, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.

No Recife, Jair Bolsonaro participou da inauguração da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã e da solenidade de passagem do Comando Militar do Nordeste.

Em encontro com empresários, num hotel da capital, o presidente Jair Bolsonaro recebeu do presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, um documento com os principais pleitos, entre eles, um REFIS Nacional, a construção do trecho de Suape da ferrovia Transnordestina, a vinda da Escola de Sargentos do Exército e a conclusão do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima. Confira na íntegra, no anexo.

Bolsonaro também recebeu uma carta do grupo multissetorial Atitude Pernambuco, com pedidos para que seja devolvida a autonomia do Porto de Suape, retirada pela União em 2013, no governo Dilma, assim com a execução de empreendimentos estratégicos para economia local, a exemplo do Arco Metropolitano (Grande Recife), recuperação da   BR-232 e a Ferrovia Transnordestina.

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