Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Eduardo de Queiroz Monteiro recebe homenagem do IBEF-PE

Depois de superar um recuperação judicial, Eduardo Monteiro viu seu negócios expandir. Hoje tem mais de 11 mil funcionários
Eduardo Monteiro
Fotos: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, foi o palestrante, nesta quinta-feira (10), da série “Trajetória Empresarial – Histórias que Inspiram”. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PE) tem o objetivo de reunir grandes empresários do Estado para estreitar as conexões e promover o networking entre os participantes. Realizada no Mar Hotel Conventions, a palestra reuniu cerca de 80 empresários e executivos.

Eduardo Monteiro iniciou sua apresentação contextualizando a trajetória histórica do Grupo Armando Monteiro, fundado por seu pai, Armando Monteiro Filho, que foi detentor do Banco Mercantil, uma instituição financeira regional com presença em estados do Nordeste e no Centro-Sul. “Os bancos regionais eram vistos como essenciais para o desenvolvimento econômico local”, ressaltou.

Mas os ventos mudaram e o Banco Mercantil enfrentou uma série de dificuldades até sofrer intervenção. “Isso ocorreu no mesmo dia em que o Banco Econômico foi interditado, um fato que marcou o setor bancário na época”, recordou. Esse evento desencadeou uma série de dificuldades para o grupo, exigindo uma reestruturação intensa.

Eduardo Monteiro
Eduardo Monteiro/Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Em 2012, o grupo conseguiu reverter parte das perdas e recuperar parte do patrimônio que havia sido perdido. “Essa reparação moral e financeira foi muito importante para a família”, recordou.

A primeira incursão de Eduardo Monteiro no mercado de comunicação se deu ainda atuando ao lado do pai. Ele arrendou o jornal Diário de Pernambuco, por um curto período de três anos. Após esse período, o empresário decidiu ter seu próprio negócio e fundou o Grupo EQM.

- Publicidade -

Quando decidiu seguir caminho solo, Eduardo comprou a usina Cucaú de seus familiares. Usina essa que foi adquirida por seu avô , Armando Monteiro, em 1944.. “Faço parte de uma família que há quatro gerações cultiva cana e há três produz açúcar e álcool”, revelou.

Não demorou e Eduardo Monteiro também montou seu próprio jornal, a Folha de Pernambuco. Além de veículo impresso, o grupo conta com rádio e portal de notícias.

Eduardo Monteiro supera RJ

Após superar uma recuperação judicial, com resultados exitosos, o Grupo EQM se expandiu e atualmente possui três usinas – a Utinga Leão, em Alagoas; a Cucaú, em Pernambuco; e a Estivas (que é arrendada), no Rio Grande do Norte. Hoje o Grupo EQM emprega mais de 11 mil pessoas, com um impacto relevante na economia regional. Nesta safra, vai esmagar cerca de 4,7 milhões de toneladas de cana.

O grupo possui uma forte preocupação com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Eduardo Monteiro comentou sobre as iniciativas de preservação de áreas de Mata Atlântica em suas propriedades e a participação do grupo em projetos de transição energética, como a produção de biocombustíveis, de etanol e, mais recentemente, biometano. No mês passado, o Grupo EQM assinou contrato para fornecer CO2 para a indústria e-metanol da  European Energy, que será instalada em Suape.

Leia também:

Grupo EQM será fornecedor de CO2 para produção de e-metanol em Suape

Grupo EQM e ZEG vão produzir biometano em 2 estados no NE

Grupo EQM reúne líderes do setor elétrico no Fórum Nordeste

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -