A Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma e Budweiser, está dando um novo destino a rejeitos que iriam parar em aterros, aumentando o lixo urbano. Com a tecnologia israelense patenteada pela UBQ Materials, resíduos não recicláveis e os não-triados – orgânicos, plásticos não-recicláveis, papel e papelão, virem pellets e voltem ao processo de fabricação de produtos e embalagens como mesas, cadeiras e garrafeiras.
Certificada pela Quantis como carbono-negativo, ou seja, vai além da neutralidade de carbono ao eliminar mais CO2 do que emite, porque consegue eliminar cerca de 11,7 quilos de gases de efeito estufa (GEE) a cada quilo de UBQ™ gerado. Isso significa uma redução de 5,8 toneladas de GEE lançados na atmosfera. O resultado dá suporte à proposta da companhia de valorizar a cadeia produtiva e contribuir para o corte das emissões de carbono
“Um dos nossos principais objetivos é entender como adaptar nossa realidade de modo que ela impacte todo o ecossistema de forma positiva. Isso inclui a destinação do nosso resíduo e todas as formas de reutilizá-lo, valorizando-o e pensando numa cadeia cíclica mais sustentável em todas as pontas”, explica Karina Turci, Gerente de Sustentabilidade em Embalagens da Ambev.
No Brasil, o projeto piloto começou em 2020, em parceria da Ambev com a UBQ e a Pisani, especializada em soluções em plástico, e já permitiu o reaproveitamento de mais de meia tonelada de rejeitos que não seriam reciclados.
A companhia planeja estender a prática a materiais de trade e embalagens secundárias, como garrafeiras e pallets, embalagens utilizadas para a proteção e transporte de cervejas, refrigerantes e outros produtos produzidos pela Ambev.
Metas ambiciosas na jornada de sustentabilidade
Em 2018, a Ambev estabeleceu metas ambientais ambiciosas para serem atingidas até 2025 e que impactam diretamente toda sua cadeia produtiva:
Ação Climática: 100% da eletricidade comprada pela Ambev deve vir de fontes renováveis. A companhia ainda irá reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da cadeia de valor.
Embalagem Circular: 100% dos produtos da companhia devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.
Gestão de Água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a companhia se relaciona.
Agricultura Inteligente: 100% de seus agricultores parceiros devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.