RenoveJá consolida modelo de negócios e vai expandir rede de franquias

Por Juliana Albuquerque Com um modelo de negócio pautado em terceirização de mão de obra para reformas e manutenção de imóveis, a RenoveJá se consolida como rede de franquias e traça plano de dobrar de tamanho em 2022. A franquia pernambucana, conta com 69 franqueados e tem como meta fechar 2021 com 100 operações em […]

Por Juliana Albuquerque

Com um modelo de negócio pautado em terceirização de mão de obra para reformas e manutenção de imóveis, a RenoveJá se consolida como rede de franquias e traça plano de dobrar de tamanho em 2022. A franquia pernambucana, conta com 69 franqueados e tem como meta fechar 2021 com 100 operações em funcionamento, número que deve expandir para 200 até o fim do próximo ano.

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Segundo o CEO e fundador da RenoveJá, Leoncio Neto, a meta ousada de crescimento tem respaldo nos números robustos da marca, que deve alcançar neste ano uma alta de 44% no faturamento em relação a 2020, além do momento extremamente positivo vivenciado pelo segmento de reformas e manutenção de imóveis durante a pandemia da Covid-19.

O CEO da RenoveJá, Leoncio Neto, com o certificado que coloca a franqueadora entre as 80 melhores marcas cinco estrelas na premiação Grandes Franquias 2021 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Foto: Cicero Rafael de Queiroz

“A pandemia, apesar de todas as coisas ruins que trouxe, foi o momento oportuno para o nosso segmento. Os imóveis nunca foram tão utilizados, o que acabou aumentando a demanda pelos nossos serviços. Durante a pandemia, cresceu o número de empreendedores buscando abrir uma franquia por causa de toda a estrutura e modelo estratégico do negócio, já testado e seguro para quem quer entrar nesse mercado que a gente oferece”, avalia o CEO da RenoveJá.

Ele conta que ao observar o aumento dessa demanda com alguns dados do mercado, o potencial de crescimento da rede é enorme. “Os dados mostram o crescimento do potencial de consumo e, cruzando essas informações com o potencial de atividade de uma operação da RenoveJá, entendemos que o Brasil tem capacidade para mais de 600 unidades franqueadas. Então, temos a meta de dobrar o número de unidades, tudo estruturado em cima de dados e estratégia de marketing mais agressiva. Vamos aproveitar a oportunidade para poder crescer no Brasil”, adianta Leoncio Neto.

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Segundo ele, apenas no Acre e Rondônia não há uma operação da RenoveJá. “Estamos presentes nos demais Estados e em todas as principais capitai. Muitos dos nossos franqueados são detentores de duas a três operações em cada localidade, o que demonstra o potencial de crescimento do nosso modelo de negócio”, completa Leoncio.

Fundada em 2012, época em que sua atuação era direcionada apenas ao segmento de obras, foi na crise do mercado da construção civil, entre 2014 e 2015, que a RenoveJá se reposicionou no mercado. Em 2016, a marca atingiu sua maturação no setor de reformas e manutenção de imóveis e teve sua guinada em 2017, quando se tornou uma franquia, deixando de operar lojas próprias e passando a investir na expansão dos números de unidades franqueadas.

O novo modelo de negócio da empresa é pautado em quatro pilares – o cliente, profissionais, empreendedores e varejistas. No cliente, a empresa traz o próprio profissional terceirizado como solução. “Como o mercado de profissionais que trabalham em obras é ainda muito informal, o grande problema que verificamos junto aos clientes era a dificuldade em encontrar profissionais qualificados para realizar as reformas e manutenções dos seus imóveis dentro do prazo acordado. Então, buscamos soluções para garantir o começo, meio e fim das obras sem intercorrências, já que todos os nossos contratos têm responsáveis técnicos qualificados supervisionando cada etapa do serviço”, afirma Neto.

Além disso, a RenoveJá conseguiu uma fórmula que garante a solução de outro grande problema – o pagamento. É que geralmente quando se contrata um profissional para fazer uma reforma, ele fala um valor inicial e quando a obra está em andamento, aparecem outros problemas e o preço aumenta ainda mais. “O cliente que quer reformar o imóvel entra em contato conosco, agendamos uma visita para realizar uma entrevista com ele no local da obra e entender o que ele deseja. Feito isso, apresentamos a proposta ao cliente e, aceitando, buscamos nossos parceiros homologados com qualificação técnica, e o nosso time fará o acompanhamento técnico para garantir que o contrato seja devidamente cumprido dentro do tempo e custo estabelecidos inicialmente”, garante o CEO. Ele ainda aposta em um modelo de financiamento especial com prazos que vão de carência de 60 dias a 240 meses para pagamento do valor total da obra.

Na frente voltada aos profissionais, a expertise de mercado da RenoveJá assegura o giro de serviços para os profissionais parceiros. “No mercado formal, esses profissionais trabalham muito e terminam ganhando, no caso dos celetistas, o piso da categoria. Além disso, com a demanda de serviços que nós temos, conseguimos reduzir o tempo de ociosidade entre um serviço e outro, amentando, desta forma, a renda dos profissionais autônomos terceirizados pela RenoveJá. Com isso eles podem escolher quanto cobram pelo serviço contratado e quando vão pegar o serviço”, esclarece Leoncio.

A terceira frente de atuação da RenoveJá são os empreendedores – arquitetos, engenheiros, técnicos em edificações e empreiteiros que têm formação técnica, atuam no mercado, querem empreender no segmento, mas têm dificuldade em se inserir de forma certeira no mercado. “Observamos que quem atua com reforma e manutenção de imóveis de forma tradicional e individual tem faturado entre R$15 mil a R$20 mil por mês, realizando no máximo 15 serviços ao ano. No nosso modelo de negócio, a gente consegue fazer com que esses profissionais consigam atender de 20 a 30 serviços por mês, faturando entre R$120 mil e R$150 mil por mês.

Por último e não menos importante, outra frente de atuação da franqueadora é o segmento de varejo de materiais de construção. “Oferecemos como solução a possibilidade do varejista, seja do pequeno aos grandes home centers, obter uma renda extra para sua loja utilizando a nossa plataforma para vender a nossa mão de obra junto com seus materiais de construção”, finaliza Leoncio Neto.

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