Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

No Nordeste, 44,9% dos MEIs acreditam em um 2025 melhor

É o que revela pesquisa do Sebrae e da Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre os microempreendedores individuais. Além disso, 53,3% dos MEIs da região creem que seus negócios terão resultados melhores neste ano
Microempreendedor Individual MEI Caixa Econômica CEF MEIs
Existem aproximadamente 11 milhões de MEIs registrados no Brasil, dos quais 90% estão em atividade. Foto: Agência Gov/Divulgação

Pesquisa Sondagem Econômica do MEI, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), revela que 44,9% dos microempreendedores individuais do Nordeste estão otimistas quanto ao desempenho da economia brasileira em 2025. Além disso, 53,3% dos MEIs nordestinos acreditam que seus negócios terão resultados melhores neste ano em comparação a 2024.

Esses números posicionam o Nordeste entre as regiões com maior confiança no crescimento econômico, ficando atrás apenas das regiões Norte e Centro-Oeste.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância dos pequenos negócios na economia nacional: “Os pequenos negócios representam o segmento que mais gerou empregos em 2024 e o que mais abriu empresas, com mais de 4 milhões de novos empreendimentos. Esses empreendedores são aqueles que nunca desistem, que acordam de manhã e buscam criar oportunidades, gerando emprego e renda. Estamos devolvendo o otimismo ao brasileiro, que voltou a comprar, colocando a economia em movimento”, afirmou Lima.

No Brasil, existem aproximadamente 11 milhões de MEIs registrados, dos quais 90% estão em atividade. No Nordeste, a taxa de atividade dos MEIs é de 90%, refletindo a resiliência e a determinação dos empreendedores da região.

O estudo também revelou que, no Nordeste, 23,8% dos MEIs estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), indicando a relevância do microempreendedorismo como ferramenta de inclusão social e econômica na região.

- Publicidade -

Na terça-feira (25), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu uma fake news sobre aumento da contribuição dos MEIs. “A contribuição social do MEI continua em 5% do salário mínimo, como sempre. E só pode ser alterada pelo Congresso Nacional. Não há nenhuma iniciativa parlamentar nesse sentido. Quem espalha essas mentiras está atrapalhando o empreendedor brasileiro”, postou o ministro no X.

Iniciativas de apoio aos MEIs no Nordeste

  1. Programa Acredita: Lançado em 2024, o Programa Acredita visa ampliar o acesso ao crédito para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte. Ele inclui a renegociação de dívidas e oferece condições favoráveis para que esses empreendedores possam acessar o sistema financeiro.
  2. Desenrola Pequenos Negócios: Parte do Programa Acredita, essa iniciativa é inspirada no Desenrola e permite a renegociação de dívidas com descontos significativos para MEIs e pequenas empresas inadimplentes.
  3. Crediamigo do Banco do Nordeste: O Banco do Nordeste (BNB) expande o programa Crediamigo, oferecendo microcrédito urbano para microempreendedores. A meta é facilitar o acesso a crédito barato e agilizando a tomada de empréstimos.
  4. Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE): O FNE oferece programas de financiamento específicos para microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais, apoiando setores como comércio, serviços e agropecuária.

Leia mais: Recife celebra 1.173 novos empregos e compara com o resultado do Estado

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -