Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Governo anuncia concurso com 58 vagas para docentes da UPE

Seleção anunciada pelo Governo do Estado complementará as nomeações anteriores e atenderá cursos no interior de Pernambuco

O Governo do Estado anunciou a realização de um concurso público para a Universidade de Pernambuco (UPE), com oferta de 58 vagas para o corpo docente. O certame complementa as 184 nomeações feitas no início da atual gestão e visa fortalecer a educação superior no Estado. O anúncio ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, da vice-governadora, Priscila Krause, e de outros diretores da instituição.

“Estes novos professores serão distribuídos por todo o Estado, desde o bairro de Santo Amaro, no Recife, até Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, fortalecendo os cursos de formação da universidade. A gente tem tido uma parceria muito forte com a UPE, que por muito tempo esteve sozinha, mas hoje eles sabem que não estão. Não tenho dúvida nenhuma de que a gente vai conseguir fazer da UPE uma universidade muito mais forte, que consiga ter sustentabilidade nas suas ações e que finque raízes em cada um dos nossos territórios”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Distribuição das vagas

A seleção ofertará oportunidades em três categorias: auxiliar (titulação de especialista), assistente (mestre) e adjunto (doutor). Os professores selecionados atenderão cursos em diversas unidades da UPE, distribuídos nos seguintes campi:

  • Medicina (Garanhuns, Serra Talhada e Santo Amaro);
  • Administração (Salgueiro e Mata Sul);
  • Serviço Social (Mata Sul);
  • Engenharias e Física de Materiais (Benfica);
  • Psicologia e Licenciaturas (Mata Norte, Garanhuns e Petrolina);
  • Enfermagem (Ouricuri, Petrolina e Santo Amaro);
  • Odontologia e Terapia Ocupacional (Santo Amaro);
  • Engenharia de Software (Surubim e Garanhuns);
  • Sistemas de Informação (Surubim).

A reitora da UPE destacou o impacto da contratação para o interior do Estado. “A maioria das vagas está destinada às unidades do interior. Todos os docentes atuarão em ensino, pesquisa, extensão e inovação, que passou a ser mais frequente na UPE desde 2023”, afirmou a professora Socorro Cavalcanti.

Etapas do concurso do Governo

A previsão é que o edital seja publicado e as inscrições sejam abertas no início de abril. O concurso será composto por quatro etapas: prova escrita, didática, avaliação do plano de trabalho e análise curricular. A seleção deve ocorrer entre junho e julho, com ingresso dos aprovados no segundo semestre de 2025.

- Publicidade -

Mais informações e a documentação para inscrição estarão disponíveis no site oficial da universidade (www.upe.br/concursos).

Veja também:

Concurso unificado: governo estuda realização de nova prova em 2025

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -