O Governo do Estado anunciou a realização de um concurso público para a Universidade de Pernambuco (UPE), com oferta de 58 vagas para o corpo docente. O certame complementa as 184 nomeações feitas no início da atual gestão e visa fortalecer a educação superior no Estado. O anúncio ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da reitora da UPE, professora Socorro Cavalcanti, da vice-governadora, Priscila Krause, e de outros diretores da instituição.
“Estes novos professores serão distribuídos por todo o Estado, desde o bairro de Santo Amaro, no Recife, até Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, fortalecendo os cursos de formação da universidade. A gente tem tido uma parceria muito forte com a UPE, que por muito tempo esteve sozinha, mas hoje eles sabem que não estão. Não tenho dúvida nenhuma de que a gente vai conseguir fazer da UPE uma universidade muito mais forte, que consiga ter sustentabilidade nas suas ações e que finque raízes em cada um dos nossos territórios”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Distribuição das vagas
A seleção ofertará oportunidades em três categorias: auxiliar (titulação de especialista), assistente (mestre) e adjunto (doutor). Os professores selecionados atenderão cursos em diversas unidades da UPE, distribuídos nos seguintes campi:
- Medicina (Garanhuns, Serra Talhada e Santo Amaro);
- Administração (Salgueiro e Mata Sul);
- Serviço Social (Mata Sul);
- Engenharias e Física de Materiais (Benfica);
- Psicologia e Licenciaturas (Mata Norte, Garanhuns e Petrolina);
- Enfermagem (Ouricuri, Petrolina e Santo Amaro);
- Odontologia e Terapia Ocupacional (Santo Amaro);
- Engenharia de Software (Surubim e Garanhuns);
- Sistemas de Informação (Surubim).
A reitora da UPE destacou o impacto da contratação para o interior do Estado. “A maioria das vagas está destinada às unidades do interior. Todos os docentes atuarão em ensino, pesquisa, extensão e inovação, que passou a ser mais frequente na UPE desde 2023”, afirmou a professora Socorro Cavalcanti.
Etapas do concurso do Governo
A previsão é que o edital seja publicado e as inscrições sejam abertas no início de abril. O concurso será composto por quatro etapas: prova escrita, didática, avaliação do plano de trabalho e análise curricular. A seleção deve ocorrer entre junho e julho, com ingresso dos aprovados no segundo semestre de 2025.
Mais informações e a documentação para inscrição estarão disponíveis no site oficial da universidade (www.upe.br/concursos).
Veja também:
Concurso unificado: governo estuda realização de nova prova em 2025