O Sesi-PE está oferecendo 598 bolsas integrais de estudo para o Novo Ensino Médio em 12 unidades da instituição espalhadas pelo Estado. As bolsas são destinadas para estudantes que possuírem, no máximo, 17 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2024. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente no site oficial (pe.sesi.org.br), onde está o edital com todas as informações. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro.
Os interessados vão fazer provas de avaliação de língua portuguesa e matemática para os alunos que estejam cursando ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental. Dependendo da unidade ofertante, os alunos podem optar por itinerários formativos nas áreas de Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; ou pela Formação Técnica e Profissional, em parceria com o Senai-PE. Para os estudantes que optarem por este último, será possível escolher entre os cursos de Eletrotécnica, Programação de Jogos Digitais, Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho.
Parte das bolsas integrais serão reservadas para dependentes dos colaboradores da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria da industrial e instalado em Pernambuco. Para quem optar por essas cotas, será necessário apresentar documentos comprobatórios listados no edital.
A diretora de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto afirma que a formação que a instituição oferece possibilita aos jovens se prepararem melhor para o mercado de trabalho. “Nós, da Rede Sesi de Educação, pensamos em como preparar nossos jovens para o futuro desde a educação básica. Esses processos seletivos têm como objetivo oferecer oportunidades iguais a jovens de baixa renda para que, lá na frente, eles tenham condições de se destacarem na vida profissional”, afirmou.
Confira, abaixo, a quantidade de vagas disponibilizadas em cada unidade: Araripina (35), Belo Jardim (40), Cabo de Santo Agostinho (80), Camaragibe (38), Caruaru (90), Escada (35), Goiana (40), Ibura (45), Moreno (70), Paulista (45), Petrolina (40) e Vasco da Gama (40).
Leia também