
Das cinquenta maiores empresas do varejo alimentar brasileiro, apenas quatro têm sede no Nordeste. A constatação é do Ranking Abras 2025, divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Supermercados. O dado revela a distância entre o peso demográfico da região — que concentra mais de um quarto da população brasileira — e sua participação entre os principais grupos supermercadistas do país. São Paulo responde por 19 empresas entre as 50 maiores; o Sul do país, por 10; e Minas Gerais, por outras 8.
As empresas nordestinas presentes no topo da lista são: Mateus Supermercados S.A, com sede no Maranhão; Novo Atacarejo Com. de Alimentos, de Pernambuco; Atakarejo Distribuidor de Alimentos e Bebidas S.A, da Bahia; e o Supermercado Nordestão Ltda., do Rio Grande do Norte. Juntas, elas somaram R$ 49,6 bilhões em faturamento em 2024.
O Grupo Mateus manteve a 3ª posição no ranking de 2024 e 2025, com R$ 36,3 bilhões em receita. O Novo Atacarejo subiu da 21ª para a 19ª posição, com R$ 5,8 bilhões em faturamento. O Atakarejo caiu da 20ª para a 22ª colocação, com receita próxima a R$ 5,2 bilhões. O Nordestão desceu da 43ª para a 44ª posição, com faturamento pouco acima dos R$ 2,1 bilhões. Nenhuma empresa nordestina avançou além dessas posições no ranking.
Fora do grupo das 50 maiores, outras redes nordestinas aparecem logo em seguida no ranking da Abras. A Distribuidora de Alimentos Fartura S.A., com sede no Ceará, ocupa a 53ª posição, com faturamento de R$ 1,62 bilhão. O Supermercado Queiroz Ltda., do Rio Grande do Norte, figura na 56ª colocação, com R$ 1,60 bilhão. Na sequência, aparecem o Supermercado Cometa Ltda., também cearense, em 57º lugar (R$ 1,60 bilhão), e a RMC Comércio de Alimentos Ltda., do Piauí, na 58ª posição, com receita de R$ 1,59 bilhão.
De acordo com o relatório “Grandes Números do Varejo Alimentar 2024”, também divulgado pela Abras, o setor movimentou R$ 1,067 trilhão em consumo anual das famílias, o equivalente a 6,5% do PIB. São 424.120 lojas ativas e cerca de 9 milhões de colaboradores no país.
Fusão Mateus e Novo Atacarejo
Em maio de 2024, o Grupo Mateus e o Novo Atacarejo formalizaram uma união estratégica por meio da criação de uma nova rede, com atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. O Grupo Mateus assumiu 51% do controle societário e os acionistas do Atacarejo ficaram com os 49% restantes.
A operação contempla 50 lojas e cinco centros de distribuição, com faturamento bruto estimado em R$ 6,8 bilhões. O negócio recebeu aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem restrições.
O fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus, aparece na edição mais recente da lista de bilionários da Forbes, com patrimônio estimado em mais de US$ 1 bilhão. O empresário, que iniciou sua trajetória como feirante no interior do Maranhão, comanda hoje uma das maiores redes do país e ampliou sua presença nacional após abertura de capital na B3, em 2020.
Desempenho financeiro dos supermercados
Na análise por desempenho financeiro, o Assaí Atacadista foi o grupo com maior crescimento em faturamento absoluto entre 2023 e 2024, com R$ 7,78 bilhões de incremento. O Grupo Mateus aparece na sequência, com R$ 6,14 bilhões, seguido pelo Carrefour, com R$ 5,13 bilhões.
Em expansão de unidades, o destaque foi o Supermercados BH, com 31 novas lojas. Já em número de funcionários, o Assaí lidera com mais de 6,8 mil contratações. O Grupo Mateus também figura entre os cinco grupos que mais ampliaram seus quadros.
Nos meios de pagamento, o Pix cresceu 192,8% entre 2022 e 2024. No mesmo intervalo, o uso de dinheiro encolheu 23,6% na participação sobre a receita das lojas. O cartão de crédito de terceiros continua como o principal meio de pagamento utilizado no setor.
Leia mais: Com aporte de R$ 100 mi, Dragão chega à Bahia e amplia produção no Nordeste