
A Paraíba recebeu novamente a classificação brAAA pela agência de classificação de risco S&P Global Ratings. Esta é a nota mais alta que a agência atribui a um estado brasileiro, indicando um risco de crédito praticamente nulo e refletindo a capacidade do estado de honrar suas obrigações financeiras, o que representa um sinal positivo para atrair investimentos.
De acordo com o relatório da S&P, destacam-se três pilares fundamentais na avaliação do estado: o forte desempenho fiscal que sustenta as reservas de caixa e os baixos níveis de endividamento; a administração financeira que prioriza a disciplina fiscal e o desenvolvimento econômico; e a projeção de que a prudente execução das políticas estaduais continuará gerando reservas de liquidez.
“Nos últimos cinco anos, a Paraíba reportou superávits operacionais excepcionalmente altos, de cerca de 15% das receitas operacionais”, aponta o documento. Além disso, o relatório indica uma melhoria na estrutura de gastos do estado durante este período.
Capidade de investimentos da Paraíba
A agência ressalta ainda a crescente participação dos investimentos públicos (capex) nos gastos totais desde a pandemia, alinhada aos planos de infraestrutura do estado. “Esperamos que o capex atinja 13,5% do gasto total até 2027, versus 9,7% do gasto total em 2021”, afirma o relatório.
O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, enfatizou que a avaliação da S&P Global Ratings confirma que a Paraíba se consolida como um destino seguro para investimentos, em função do seu baixo risco de crédito, capacidade de honrar compromissos, sólida gestão fiscal e planos de desenvolvimento de infraestrutura, com perspectivas de implementação até 2027.
*Com informações do Governo da Paraíba
Leia mais: Presidente do BC diz que juro alto é “arma” contra guerra de tarifas