União bilionária: Grupo Mateus e Novo Atacarejo no mesmo carrinho

Nova gigante do varejo alimentício no Nordeste pode ser criada com a união de interesses entre grupos maranhense e pernambucano
Fusão Grupo Mateus e Novo Atacarejo
União Grupo Mateus e Novo Atacarejo. Arte: ME

Menos de dois anos após desembarcar em Pernambuco com investimentos de R$ 1,7 bilhão para abertura de 41 lojas e dois centros de distribuição até 2026, o Grupo Mateus divulgou um acordo para adquirir um concorrente direto no estado. Fundada no Maranhão, a terceira maior rede supermercadista do Brasil pretende ter 51% das ações de uma nova companhia resultante da fusão com a Nova Atacarejo, que tem 27 lojas em Pernambuco e duas na Paraíba. O valor do negócio não foi divulgado.

A união das duas empresas vai depender da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Nesta quarta-feira, o Grupo Mateus divulgou um Memorando de Entendimento não Vinculante (MOU) informando que existe uma negociação.

Em nota oficial, o Novo Atacarejo também confirmou que está havendo uma transação para uma possível fusão futura com o Grupo Mateus. A nova empresa teria como área de atuação os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

“O Novo Atacarejo confirma que está havendo uma transação para uma possível fusão futura com o Grupo Mateus para atuação nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A rede nordestina informa ainda que essa combinação de operações está sujeita a determinadas condições precedentes usuais para este tipo de negócio. Enquanto isso, os dois grupos atacadistas permanecerão atuando de forma independente, até a conclusão da transação”, diz a nota.

União começaria com 50 lojas

A São Mateus-Novo Atacarejo resultaria numa rede de 50 lojas distribuídas pelos três estados, sendo que 21 são originalmente do grupo maranhense e 29 do grupo pernambucano. O faturamento bruto da nova companhia deve chegar a R$ 6,8 bilhões.

- Publicidade -

O Novo Ataracejo é uma rede controlada pela família Assis, que já tinha experiência na área de varejo por já ter fundado, em Minas Gerais, a rede de supermercados Bretas. A primeira loja do NA em Pernambuco surgiu em 2019, no município de Carpina. No ano seguinte, a empresa abriu a sua primeira unidade no Recife.

Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, o Grupo Mateus atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.

Uma história de sucesso que teve início com o trabalho incansável de um engraxate, ex-torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça nascido em Imperatriz, interior do Maranhão. O ano era 1986, quando Ilson Mateus abriu uma pequena mercearia com apenas 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão.

Seria o começo de uma história de 35 anos marcada pela sua visão empreendedora e trabalho incansável de uma equipe que hoje já ultrapassa os 47 mil colaboradores e pode chegar a uma nova etapa com a fusão com o Novo Atacarejo.

Leia mais: Com recorde no volume de vendas, CNC prevê varejo crescendo 2% em 2024

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -