O Aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, registrou alta de 11% na movimentação de passageiros. Os dados divulgados pela Aena Brasil, que administra o terminal e outros do Nordeste, também apontam crescimento no fluxo de passageiros no aeroporto de Recife e no de Campina Grande.
De acordo com a Aena Brasil, no acumulado do 1º semestre, os aeroportos que mais registraram aumento no fluxo de passageiros foram os aeroportos de Campina Grande, com 126% de aumento, seguido de Altamira com 29,9%, Carajás com 22,5%, Uberaba, com 22%, Santarém com 16,5% e Maceió, que registrou alta de 11%.
No mês de julho, todos os aeroportos administrados pela Aena também registraram alta. No Nordeste, o aeroporto de Campina Grande teve registro de aumento de 126% no número de passageiros e Maceió registrou 26,5%. O aeroporto do Recife apresentou alta de 8,8% no mês de junho, com um total de 753,9 mil passageiros, e de 7,6% no acumulado do primeiro semestre do ano, com um total de 4,6 milhões de passageiros.
Os festejos juninos em diversos estados nordestinos impulsionaram a alta de passageiros. Em junho, o aeroporto de Aracaju também registou aumento de 6,7% em comparação a 2023. No período de 1º a 30 de junho foi registrado o desembarque de 49.208 passageiros, 3.284 a mais do que o recorte semelhante do ano passado.
Em junho, o aeroporto de Maceió apresentou crescimento de 63% no número de assentos para o período, chegando a 244.060 assentos este ano contra 149.355 no ano de 2023.
Para a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, os números são mais uma demonstração de como Alagoas vem ocupando um importante posto no setor turístico nacional e internacional, além de trazer impactos importantes para o segmento, rede hoteleira e para a economia de uma forma geral do estado.
“Mais notícias boas e um crescimento que não para. Alagoas tem se colocado, de fato, como uma das grandes potências turísticas do Brasil e do mundo. Não é por acaso que os números vêm crescendo cada vez mais e, novamente, podemos observar um fluxo maior de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Sinal de que o Governo de Alagoas está no caminho certo”, disse a secretária.
Alagoas recebe incremento de voos em julho e na alta temporada
Mesmo o mês de julho sendo considerado de baixa temporada, Alagoas recebe um incremento de 40 voos, operados pelas Companhias Azul e Gol. A Azul será responsável por 30 voos nacionais que terão origem em 16 destinos: Cuiabá (MT), Campinas, Presidente Prudente, Bauru, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo (SP), Belo Horizonte, Uberlândia e Ubá (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Campina Grande (PB), Foz do Iguaçu (PR) e Recife (PE).
A Gol Linhas Aéreas também movimentará Alagoas com voos extras vindos da Argentina durante o mês de julho. Eles acontecerão nos finais de semana com previsão de dois a cada semana.
A Azul Viagens anunciou que fará 46 voos semanais para Maceió entre os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Com isso, o destino Alagoas se torna o mais vendido pela operadora no país dentro da alta temporada.
Os voos, segundo a companhia aérea, terão como origem 18 cidades do país, a maioria deles situados na região Sudeste. Os voos sairão de Araçatuba (1); Campinas (10); São Paulo (3); Bauru (1); Presidente Prudente (1); Ribeirão Preto (3); São José do Rio Preto (4); Londrina (1); Curitiba (1); Cascavel (1); Foz do Iguaçu (2); Ubá (1); Uberlândia (3); Belo Horizonte (7); Cuiabá (1); Goiânia (3); Recife (2); Rio de Janeiro (1).
Leia mais: Alagoas terá voos extras vindos de Portugal no réveillon