Programa vai implementar um modelo de gestão do turismo

O investimento no programa será de R$ 700 mil
Tamandaré - turismo
Tamandaré, Sirinhaém e Fernando de Noronha vão fazer parte do programa lançado pelo Sistema Fecomércio. Foto: Divulgação

Melhorar a qualidade dos serviços em três destinos de praia de Pernambuco é o foco do Programa DEL Turismo – de Desenvolvimento Local – que prevê a construção de um modelo de gestão participativa, que inclui capacitações das pessoas que fazem o trade turístico destas localidades, da comunidade organizada e das prefeituras. Num primeiro momento, a iniciativa do Sistema Fecomércio-PE vai aplicar uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto DEL – de origem alemã – em Fernando de Noronha, Tamandaré e Sirinhaém. O investimento na iniciativa será de R$ 700 mil.

O investimento será bancado pelo Sistema Fecomércio (Sesc e Senac). O Programa DEL Turismo será lançado, nesta sexta-feira (03) às 17h, no Hotel Sesc Guadalupe, em Sirinhaém, Litoral Sul de Pernambuco. “A intenção é preparar o pessoal do arranjo produtivo do turismo e depois replicar em outras cidades”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto.

- Publicidade -

O mesmo programa com o Instituto DEL Tecnologia – de origem alemã – foi implantado no Rio Grande do Norte e foi considerado um sucesso, segundo Bernardo. Um dos focos do programa é a capacitação. “O conhecimento é tudo. E quem tem conhecimento detém o futuro. Quem não se capacita, fica pra trás. O objetivo do programa é transformar a vida das pessoas pra melhor”, comenta Bernardo Peixoto.

Fecomercio -Bernardo Peixoto
O presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, afirma que o Programa DEL Turismo quer desenvolver um modelo de gestão participativa com foco no turismo. Foto: Agência Maker Midia /Divulgação

Como exemplo de transformação que o conhecimento traz, Bernardo citou as capacitações feitas pelo Sistema Fecomércio na área de Guadalupe com a finalidade de preencher as vagas do hotel que a instituição mantém naquela localidade. “Participaram das capacitações mais de 600 pessoas e agora, um ano depois de inaugurado, 92% dos funcionários do empreendimento são da região. As marisqueiras hoje ganham mais trabalhando como guia turístico e vendendo caldinho”, resume.

A política de turismo a ser implantada por meio de um modelo de gestão participativa quer contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade mesmo depois que o programa acabar. A iniciativa deve ser implementada num prazo de um ano. O modelo de gestão vai envolver as prefeituras, empresários do trade turístico e comunidade organizada de cada cidade.

- Publicidade -

De acordo com Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o Programa DEL Turismo pretende aprimorar o modelo de gestão do turismo e sua governança, criando um ambiente favorável para atração de investimentos. “A ideia é também aperfeiçoar a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo, contribuindo assim para o crescimento econômico, social e cultural de forma equilibrada e sustentável”, argumenta.

Para implementar o projeto em Pernambuco, foi firmado um termo de transferência de tecnologia com o Sistema Fecomércio RN, que executou o primeiro programa deste tipo no Nordeste por meio do Senac. As prefeituras de cada localidade também serão parceiras do projeto. As prefeituras vão contratar um articulador local para o projeto, entrar com a hospedagem e a logística dos técnicos que vão dar os treinamentos e também disponibilizar as salas que serão usadas durante as capacitações.

Leia também

TAP inicia voo direto entre Lisboa e Alagoas

Discurso capacitista de vereadora de Arcoverde deve ter apuração do MPPE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -