Programa vai implementar um modelo de gestão do turismo

O investimento no programa será de R$ 700 mil

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Tamandaré - turismo
Tamandaré, Sirinhaém e Fernando de Noronha vão fazer parte do programa lançado pelo Sistema Fecomércio. Foto: Divulgação

Melhorar a qualidade dos serviços em três destinos de praia de Pernambuco é o foco do Programa DEL Turismo – de Desenvolvimento Local – que prevê a construção de um modelo de gestão participativa, que inclui capacitações das pessoas que fazem o trade turístico destas localidades, da comunidade organizada e das prefeituras. Num primeiro momento, a iniciativa do Sistema Fecomércio-PE vai aplicar uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto DEL – de origem alemã – em Fernando de Noronha, Tamandaré e Sirinhaém. O investimento na iniciativa será de R$ 700 mil.

O investimento será bancado pelo Sistema Fecomércio (Sesc e Senac). O Programa DEL Turismo será lançado, nesta sexta-feira (03) às 17h, no Hotel Sesc Guadalupe, em Sirinhaém, Litoral Sul de Pernambuco. “A intenção é preparar o pessoal do arranjo produtivo do turismo e depois replicar em outras cidades”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto.

O mesmo programa com o Instituto DEL Tecnologia – de origem alemã – foi implantado no Rio Grande do Norte e foi considerado um sucesso, segundo Bernardo. Um dos focos do programa é a capacitação. “O conhecimento é tudo. E quem tem conhecimento detém o futuro. Quem não se capacita, fica pra trás. O objetivo do programa é transformar a vida das pessoas pra melhor”, comenta Bernardo Peixoto.

Fecomercio -Bernardo Peixoto
O presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, afirma que o Programa DEL Turismo quer desenvolver um modelo de gestão participativa com foco no turismo. Foto: Agência Maker Midia /Divulgação

Como exemplo de transformação que o conhecimento traz, Bernardo citou as capacitações feitas pelo Sistema Fecomércio na área de Guadalupe com a finalidade de preencher as vagas do hotel que a instituição mantém naquela localidade. “Participaram das capacitações mais de 600 pessoas e agora, um ano depois de inaugurado, 92% dos funcionários do empreendimento são da região. As marisqueiras hoje ganham mais trabalhando como guia turístico e vendendo caldinho”, resume.

A política de turismo a ser implantada por meio de um modelo de gestão participativa quer contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade mesmo depois que o programa acabar. A iniciativa deve ser implementada num prazo de um ano. O modelo de gestão vai envolver as prefeituras, empresários do trade turístico e comunidade organizada de cada cidade.

De acordo com Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o Programa DEL Turismo pretende aprimorar o modelo de gestão do turismo e sua governança, criando um ambiente favorável para atração de investimentos. “A ideia é também aperfeiçoar a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo, contribuindo assim para o crescimento econômico, social e cultural de forma equilibrada e sustentável”, argumenta.

Para implementar o projeto em Pernambuco, foi firmado um termo de transferência de tecnologia com o Sistema Fecomércio RN, que executou o primeiro programa deste tipo no Nordeste por meio do Senac. As prefeituras de cada localidade também serão parceiras do projeto. As prefeituras vão contratar um articulador local para o projeto, entrar com a hospedagem e a logística dos técnicos que vão dar os treinamentos e também disponibilizar as salas que serão usadas durante as capacitações.

Leia também

TAP inicia voo direto entre Lisboa e Alagoas

Discurso capacitista de vereadora de Arcoverde deve ter apuração do MPPE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias