A atividade turística no Nordeste começa a reagir. Estados como Alagoas, Bahia e Pernambuco já apresentam números que indicam isso. Em Alagoas, neste mês de julho, já estão ativos 55 voos semanais da Latam Brasil no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Neste mês, a companhia começa a operar voos diários na rota Maceió-Galeão e 11 voos por semana na rota Maceió-Congonhas. Em Alagoas, a Latam também amplia as operações das rotas Maceió-Brasília, de 10 para 14 voos semanais, e Maceió-Guarulhos, de 24 para 29 voos semanais.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, explica que o estado, além de manter o diálogo com as principais companhias aéreas, reforçando os acordos de concessão de incentivos, vem por meio da Secretaria de Turismo realizando um intenso trabalho de promoção e divulgação do Destino Alagoas, fechando parcerias com as principais operadoras do país, a exemplo da Decolar, Rappi Travel, CVC, Azul Viagens e Agaxtur, e potencializando o trabalho de atração e promoção do Destino.
A retomada gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
Em Pernambuco, a movimentação de passageiros cresceu 20% no mês de maio com relação a abril. O estado foi responsável pela operação do voo mais procurado no Brasil de janeiro a maio deste ano: a rota Guarulhos-Recife, que movimentou 537.318 passageiros em 2021. Os dados são do portal Aeroin, a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No mês de maio, a rota também foi a segunda mais procurada do Brasil, com 108.403 passageiros. Além da boa colocação da frequência Recife-Guarulhos, Pernambuco alcançou a quarta colocação entre os terminais mais movimentados do país no último mês, com o Aeroporto Internacional dos Guararapes. À frente estão os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília.
Só em maio, o aeroporto recifense registrou 481.918 embarques e desembarques. No ranking do Nordeste, Salvador segue na 2ª colocação, contabilizando 268.573 visitantes no mês passado.
A recuperação do tráfego aéreo da Bahia se deve à demanda de turistas nesta temporada de férias. Vários voos operados pelas grandes companhias estão sendo reativados, tanto para o aeroporto de Salvador como para os de cidades do interior, e novas rotas foram inauguradas em junho para os destino de Mucugê, na Chapada Diamantina, e a Ilha de Comandatuba, no município de Una (sul do Estado).
Na esfera internacional, está prevista a volta dos voos da Air Europa de Madri para a capital baiana, no próximo dia 20 de julho. A principal novidade no setor aéreo baiano, no entanto, é a entrada em operação da empresa ITA, do Grupo Itapemirim com um voo ligando o aeroporto de Guarulhos (SP) a Salvador, com escala em Porto Seguro.