NE volta ao radar da Iberia com futuros voos para Salvador e Natal

A Iberia confirmou que pretende voar para capitais do Nordeste do Brasil, mas a primeira investida será atender cidades medianas dos Estados Unidos
copiloto avião Iberia
A Iberia espera receber 14 Airbus A321 XLR até 2026, quando poderá expandir sua atuação no Brasil. Foto: Iberia/Reprodução

Salvador e Natal são as capitais nordestinas que poderão ter em 2025 uma nova rota internacional para Madri. A companhia aérea espanhola Iberia revelou que tem planos para ampliar a sua presença no Brasil e pretende atuar na região saindo do eixo Rio-São Paulo, onde tem 16 frequências semanais.

As viagens deverão ser feitas em um Airbus A321 Extra Long Range (XLR), que estará reforçando a frota da empresa a partir do quarto trimestre deste ano. Este tipo de aeronave permite voos transoceânicos com custos operacionais até 30% menores.

- Publicidade -

Segundo matéria publicada no jornal espanhol El País e repercutida pelo site brasileiro Aeroin, especializado em notícias de aviação, a Iberia confirmou que pretende voar para capitais do Nordeste do Brasil, mas a primeira investida será atender cidades medianas dos Estados Unidos, como Atlanta, Orlando, Charleston e Philadelphia.

A Iberia espera receber 14 Airbus A321 XLR até 2026, quando poderá expandir sua atuação no Brasil. O interesse da companhia aérea espanhola em disputar o mercado nordestino com a portuguesa TAP não é recente. Em julho de 2010, ela começou a operar o voo Salvador-Madri, mas com duração até outubro.

Iberia e o Nordeste: namoro antigo

Na época, a Iberia chegou a anunciar que iria operar, no seguinte, três frequências na região. Fortaleza e Recife eram as “finalistas” entre as candidatas para o voo direto para a capital espanhola. O plano não decolou.

- Publicidade -

As companhias estrangeiras estão aumentando a oferta de voos para o Brasil, que vem registrando um crescimento de suas operações no turismo com números superiores ao período de pandemia.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a receita com turistas estrangeiros chegou ao recorde de US$ 2,1 bilhões na alta temporada 2023/2024 (que compreende os meses de novembro e dezembro, janeiro e fevereiro), o maior volume registrado em uma década.

Leia mais: NE voltará a ter voos diretos para EUA, Europa e África, mas rotas sumiram com a pandemia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -