- Publicidade -

Leilão do Metrô do Recife deve ocorrer em dezembro de 2026

A concessão do Metrô do Recife ocorrerá por um período de 30 anos
- Publicidade -
Metrô do Recife - Paullo Almeida - Folha de PE
A modelagem da concessão do Metrô do Recife foi feita pelo BNDES. Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

O leilão que vai transferir o serviço prestado pelo Metrô do Recife (Metrorec) à iniciativa privada deve ocorrer em dezembro deste ano, segundo informações apresentadas na audiência pública que apresentou informações sobre o projeto de concessão nesta quinta-feira (05). O Metrô do Recife é de uma estatal que pertence à União. O objetivo do evento foi coletar sugestões para o processo de concessão dos serviços metroferroviários do Grande Recife.

As sugestões podem ser apresentadas até o dia 23 de março, quando se encerra o processo de audiência pública. Esta etapa faz parte da futura concessão do Metrorec. A audiência foi organizada pelo Governo do Estado, pelo Governo Federal e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos responsáveis pela modelagem da futura concessão. As contribuições podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Segundo o secretário estadual de Projetos Especiais, Rodrigo Ribeiro, a empresa que vencer a concorrência deve assinar o contrato de concessão no primeiro trimestre de 2027. Podem ser realizadas alterações nas informações apresentadas na audiência pública depois que forem analisadas as sugestões enviadas.

“A audiência pública sobre a concessão do metrô do Recife foi realizada com o objetivo de debater as propostas do projeto e também ouvir a população. A parceria de concessão está sendo realizada entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal, visando à melhoria do sistema metroviário oferecido ao usuário”, afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves.

O secretário-executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos, Marcelo Bruto, disse que todas as contribuições enviadas serão analisadas, e será feito um relatório dando um retorno sobre cada uma delas”.

A concessão do Metrô do Recife

A concessão do sistema metroferroviário do Recife prevê uma completa requalificação, com o objetivo de oferecer um serviço mais eficiente para a população e mais conforto aos usuários. Está previsto um investimento de R$ 4 bilhões que bancarão desde obras civis, material rodante e até energia. O montante será bancado pelo governo federal nos primeiros cinco anos da concessão.

A concessão terá a duração de 30 anos. O Metrô do Recife pertence a uma estatal do governo federal, -a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) -, e foi sucateado, nos últimos anos, por falta de investimentos, apresentando vários problemas que interromperam a prestação do serviço.

Leia também

Rui Costa: estado assumirá Metrô do Recife nas próximas semanas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -