- Publicidade -

Raquel Lyra destaca papel estratégico da Transnordestina no Nordeste

Raquel Lyra e o superintendente da Sudene acompanham à distância o lançamento do edital para retomada da Transnordestina em Pernambuco
- Publicidade -
A governadora Raquel Lyra vai acompanhar a assinatura do edital da Transnordestina por vídeochamada Foto: Yacy Ribeiro/Secom
A governadora Raquel Lyra vai acompanhar a assinatura do edital da Transnordestina por vídeochamada Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Dois personagens importantes para a retomada da Transnordestina em Pernambuco acompanharão à distância a assinatura do edital que marca o reinício das obras do trecho entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Litoral Sul. A governadora Raquel Lyra participará da cerimônia por videoconferência, enquanto o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, assistirá ao ato na sede da autarquia, no Recife.

Nesta quinta-feira (30), após o ato que marcou a autorização da construção de 15 Centros de Artes e Esportes, no Palácio do Campo das Princesas, Raquel Lyra destacou o caráter estratégico da obra e agradeceu ao Governo Federal pela retomada do projeto ferroviário.

“Eu vou acompanhar de Pernambuco. Vamos fazer uma videoconferência com o ministro Renan (Filho, das Cidades). Quero muito agradecer ao presidente Lula e ao ministro Renan, porque desde o primeiro momento, quando ele nos pediu que indicasse três grandes obras prioritárias para serem incluídas no nosso estado, a gente colocou o metrô do Recife, a adutora do Agreste e a retomada da Transnordestina, que tinha sido retirada do contrato privado no braço que liga Salgueiro a Suape”, afirmou a governadora.

Raquel Lyra lembrou que, agora, a obra será executada como empreendimento público, sob coordenação da Infra SA, empresa federal responsável pelas ferrovias brasileiras.

“A retomada é um compromisso do presidente e uma determinação do ministro Renan. Não se trata de uma decisão privada, mas de um projeto estratégico de logística para o Nordeste brasileiro, fundamental para gerar competitividade, empregos e renda em Pernambuco”, completou.

Senador na Sudene

Na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) o anúncio do edital para a retomada das obras de 73 quilômetros da Transnordestina em Pernambuco, será acompanhado por vídeo. O evento, contará com a participação do superintendente Francisco Alexandre e do senador Humberto Costa (PT-PE).

O anúncio oficial será feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo presidente da Infra SA, Jorge Bastos. De acordo com a pasta, o investimento previsto é de R$ 200 milhões para o trecho entre Custódia e Arcoverde, que integra o ramal entre Salgueiro e Suape.

Obra estratégica

Com investimento total estimado em R$ 14,9 bilhões, a ferrovia Transnordestina é o principal projeto de infraestrutura logística do Governo Federal no Nordeste, sendo quase 50% financiado pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene.

A ferrovia terá 1,2 mil quilômetros de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal até Suape (PE), cruzando 53 municípios. Em Pernambuco, 179 quilômetros já foram concluídos, o que representa 38% do total previsto no Estado.

O empreendimento deve reduzir custos logísticos, ampliar o escoamento de mercadorias e estimular o desenvolvimento econômico regional, consolidando-se como um eixo essencial de integração produtiva do Nordeste. O custo do trecho Salgueiro-Suape, com 544 km, é estimado entre R$ 3,5 bilhões e R$ 5 bilhões.

Veja também:

Edital de trecho da Transnordestina em Pernambuco será lançado na 6ª

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -