
O edital de licitação do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina será publicado nesta sexta-feira (31), confirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (29). A publicação marca a retomada formal da obra entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Litoral Sul do estado. O primeiro trecho a ser licitado é o de 73 quilômetros, ligando Custódia a Arcoverde.
Segundo o ministro, a reinclusão de Pernambuco no traçado da ferrovia é resultado de uma decisão direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Um presidente pernambucano jamais poderia deixar a Transnordestina sem passar por Pernambuco”, declarou.

Durante a entrevista, Renan Filho destacou que, atualmente, cerca de 5 mil trabalhadores estão empregados nas frentes de obra no Ceará e no Piauí, estados que já tiveram os trechos retomados. “Todos os pernambucanos sabem disso. E os pernambucanos ficam com o olhinho assim: caramba, eu quero que voe aqui também em Pernambuco, com as obras”, afirmou.
Trecho Salgueiro–Suape será licitado
O ministro explicou que o edital será publicado em evento por videoconferência, reunindo lideranças políticas locais. A previsão é de que a ordem de serviço para retomada das obras no estado ocorra após a conclusão do processo licitatório. “No dia que o contrato estiver assinado, depois da licitação feita, aí eu vou estar presente aí em Pernambuco para a gente dar ordem de serviço para retomar as obras”, garantiu.
A Transnordestina é uma das maiores obras de infraestrutura logística em andamento no país, ligando os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. O trecho entre Salgueiro e Suape, com cerca de 540 km de extensão, é considerado estratégico para o escoamento da produção agrícola e mineral do interior do estado até o litoral, com conexão direta ao Complexo Industrial Portuário de Suape.
A expectativa do governo federal é que a retomada das obras viabilize um novo corredor logístico para o transporte de grãos, combustíveis e minérios, com impacto positivo na produtividade regional e na competitividade de Suape como hub logístico do Nordeste.
Perspectiva regional para o transporte ferroviário
De acordo com o Anuário Estatístico da ANTT (2024), o transporte ferroviário de cargas no Nordeste representa menos de 5% da movimentação nacional. O Ceará e o Piauí concentram a maior parte da infraestrutura ativa, com destaque para o transporte de grãos, minérios e combustíveis. A entrada de Pernambuco nessa malha pode reverter o cenário atual, ampliando a integração produtiva da região.
Apesar dos avanços nos trechos em operação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu, em 23 de outubro, a realização da primeira viagem de carga da Ferrovia Transnordestina, que estava prevista para o dia seguinte, entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE).
A decisão foi motivada pela ausência de licença de operação válida, exigida para o transporte ferroviário de cargas em trechos considerados ambientalmente sensíveis. Segundo o órgão, a Transnordestina Logística S.A. (TLSA) ainda não cumpriu todas as condicionantes ambientais previstas no licenciamento.
Transnordestina: “Precisamos construir o 1º quilômetro de dormentes”, diz Raquel Lyra
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que o governo estadual trabalha para que a construção do primeiro quilômetro de dormentes da Ferrovia Transnordestina, no trecho pernambucano, comece já no primeiro semestre de 2026. A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira (29) após o anúncio do ministro dos Transportes, Renan Filho, de que o edital de licitação da obra será lançado na sexta-feira (31).
“Precisamos conseguir construir o primeiro quilômetro de dormentes”, afirmou a governadora, ao reforçar que a retomada da obra é tratada como uma diretriz estratégica de desenvolvimento para Pernambuco. Ela também citou encontros recentes com investidores internacionais e disse que países como China e Dinamarca demonstraram interesse em apoiar projetos de infraestrutura no estado. “Eles querem investir em Pernambuco e no Brasil”, disse.
Segundo Raquel Lyra, o trecho do estado havia sido retirado do contrato com a concessionária privada em dezembro de 2022, o que levou o governo estadual a articular um esforço conjunto com diversos setores da sociedade para garantir a reinclusão do projeto no plano federal.
“Fomos à luta. Não fiz isso sozinha, mas com uma grande mobilização da sociedade pernambucana. Colocamos esse tema como uma das três grandes prioridades do nosso estado, porque é isso que garante infraestrutura logística, competitividade e geração de emprego e renda para a população”, declarou.
Obra será executada com recursos públicos federais
A governadora destacou que a obra será executada com recursos públicos, por meio de uma empresa estatal, e que o governo de Pernambuco mantém reuniões regulares com o Ministério dos Transportes para garantir o cumprimento do cronograma. “Temos reuniões semanais, às vezes duas vezes por semana, com o ministro Renan e sua equipe”, afirmou.
Raquel Lyra defendeu a possibilidade de futuras parcerias público-privadas para a ferrovia, mas reforçou que a condução inicial com recursos públicos é essencial. “A retomada, como uma diretriz de uma estratégia de desenvolvimento regional, é fundamental para isso”, afirmou.
Segundo ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu, desde o início, a garantir recursos para Pernambuco. “Ele está cumprindo seu compromisso com o povo do nosso estado”, disse.
A governadora concluiu afirmando que o foco agora é garantir o início efetivo da obra no estado. “Vamos seguir trabalhando para que essa obra seja retomada o mais rápido possível e, virando realidade, consiga ser concluída até o Porto de Suape”, afirmou
Leia mais: Gás reinjetado e petróleo subutilizado: os gargalos energéticos do Nordeste










