Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Ultracargo investe R$ 155 mi para expandir operações de combustíveis em Suape

Plano de expansão da Ultracargo no terminal pernambucano inclui a construção de quatro novos tanques para armazenagem de combustíveis com entrada em operação em 2028
Ultracargo terminal de Suape combustíveis
Terminal de combustíveis da Ultracargo em Suape possui atualmente uma capacidade total de armazenamento de 157 mil metros cúbicos em 39 tanques. Foto: Ultracargo/Divulgação

A Ultracargo vai investir R$ 155 milhões na expansão de suas operações no Complexo Industrial Portuário de Suape. O projeto prevê a construção de mais quatro tanques para armazenagem de gasolina, etanol anidro e etanol hidratado. Cada tanque terá capacidade de 10 mil m³, com 25 metros de diâmetro e 21,6 metros de altura, ampliando a capacidade de armazenagem da unidade. O plano prevê o início das obras ainda em 2025, com previsão de conclusão e entrada em operação em 2028.

O anúncio ocorre na mesma semana em que o Terminal de Armazenagem de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da OTGN, também localizado em Suape, avançou mais uma etapa operacional, consolidando ainda mais o terminal pernambucano como um hub logístico estratégico para combustíveis no Nordeste.

Atualmente, a unidade da Ultracargo em Suape possui capacidade total de armazenamento de 157.910 m³, sendo 152.910 m³ destinados a granéis líquidos, distribuídos em 39 tanques, além de uma esfera de 5.000 m³ para armazenagem de butadieno — produto químico industrial utilizado na produção de borracha sintética.

Expansão reforça liderança de Suape no setor

A expansão da Ultracargo foi apresentada na quarta-feira (21) pelo presidente da empresa, Décio Amaral, durante reunião liderada pelo diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), no Recife.

Para Armando Monteiro Bisneto, o investimento reforça a posição estratégica do terminal. “O projeto de ampliação da Ultracargo reforça a importância estratégica do nosso porto para armazenamento e distribuição de combustível para toda a região e outras partes do Brasil, além do exterior. É mais um movimento para consolidar Suape como líder na operação de granéis líquidos no país”, afirmou.

- Publicidade -

Além da ampliação da capacidade de armazenagem, a Ultracargo também fortaleceu, em parceria com a Dislub, as operações de abastecimento de navios (bunker) no Porto de Suape. As operações de bunker, iniciadas em 2024, permitem o fornecimento de combustível marítimo diretamente no terminal, ampliando a competitividade logística e consolidando Suape como ponto estratégico para abastecimento no Atlântico Sul.

Presença estratégica do Grupo Ultra no Nordeste

O Grupo Ultra, controlador da Ultracargo, foi fundado há 87 anos e atua nos setores de mobilidade, energia e infraestrutura logística, por meio das marcas Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Hidrovias do Brasil.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o porto de Suape movimentou mais de 10 milhões de toneladas de granéis líquidos em 2024, sendo o maior volume registrado no Nordeste.

No contexto regional, além de Suape, os portos de Maceió (AL) e Aratu-Candeias (BA) desempenham papel relevante no abastecimento e distribuição de combustíveis, integrando a malha logística que atende o mercado nordestino e parte do Centro-Oeste brasileiro.

Leia mais: Terminal de GLP da OTGN em Suape avança mais uma etapa

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -