Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Fertilizantes: Itaqui quebra recorde de movimentação de carga em único navio

Affinity Diva chegou ao porto maranhense com quase 80 mil toneladas de fertilizantes vindos da China
navio Affinity Diva carga de fertilizantes Porto do Itaqui
A operação de descarga ocorreu com uma taxa de aproximadamente 500 toneladas por hora de fertilizantes, superando a média regional de 300 toneladas por hora. Foto: Porto do Itaqui/Divulgação

Com a chegada do navio Affinity Diva ao Maranhão, o Porto do Itaqui atingiu seu recorde de movimento de fertilizantes em um único navio. A embarcação que tem 228,99 metros de comprimento e 36 de largura, veio da China e trouxe aproximadamente 80 mil toneladas de fertilizantes. Somente neste ano de 2024, o Porto do Itaqui já movimentou 3.613.260 toneladas do produto.

“A eficiência alcançada nesta operação reflete a capacidade do Porto do Itaqui de atender a demandas de grande escala, oferecendo soluções ágeis e confiáveis para nossos clientes”, afirmou o gerente de Logística, Gervásio Reis.

O Affinity Diva atracou no domingo (1º) no berço 99 do ancoradouro maranhense para uma operação de alta produtividade. Utilizando guindastes de terra, a descarga ocorreu com uma taxa de aproximadamente 500 toneladas por hora, superando a média regional de 300 toneladas por hora.

A carga da operação é compartilhada por sete compradores, que estão todos instalados no Distrito Industrial da Vila Maranhão e operam em parceria. O produto movimentado contribuirá diretamente para o abastecimento de fertilizantes destinados a estados brasileiros e regiões estratégicas para o agronegócio brasileiro.

“Essa operação não apenas fortalece os clientes de fertilizantes, mas também demonstra como o Itaqui cresce junto com seus parceiros, consolidando-se como uma das melhores opções logísticas do país”, destacou Gervásio Reis.

- Publicidade -

Referência em fertilizantes

O Porto do Itaqui é referência na movimentação de fertilizantes desde os anos 1990, sendo um dos principais pilares para a logística dessa carga no Brasil. Recentemente com investimento infraestrutura robusta e operação de excelência, ele vem consolidando sua posição como um dos principais hubs de fertilizantes no Brasil, atendendo à crescente demanda do agronegócio nacional, e vem se destacando como uma potência para transporte de grãos.

Entre os investimentos feitos em Itaqui estão a expansão do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) – com um aporte de R$ 1,8 bilhão – graças ao aumento da demanda que vem ocorrendo nos últimos anos. Apenas em 2023, o terminal chegou à marca de 15 milhões de toneladas de grãos exportados,

No mês de novembro o Tegram realizou o seu primeiro embarque de sorgo com destino a Europa. O carregamento de 10 mil toneladas foi transportado pelo navio Fantasea para a Espanha e foi a primeira vez que o terminal do Itaqui operou com esse tipo de grão, reforçando seu potencial para diversificação e crescimento das exportações.

Leia mais: Petrobras abre licitação para plataformas do projeto Sergipe Águas Profundas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -