Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Estaleiro em Suape: CEOs dos grupos VARD e Ficantieiri creem em retomada

Visita de executivos de grupos italiano e norueguês propietários de estaleiro ao complexo industrial e portuário pernambucano coincide com a retomada de investimentos federais no setor naval
Estaleiro VARD Promar Suape Ipojuca
Localizado em Ipojuca, o Estaleiro VARD Promar opera desde 2013 e é considerado uma das estruturas navais mais modernas da América do Sul. Foto: Estaleiro VARD Promar/Divulgação

Em visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape, CEOs dos grupos VARD e Fincantieri discutiram o avanço da indústria naval brasileira e mostraram animação para o futuro do setor no país. O Estaleiro VARD Promar, localizado no ancouradouro pernambucano, foi um dos destaques da conversa, devido à sua grande efetividade e experiência na construção de Offshore Support Vessels (OSVs) e transportadores de gás.

Durante a visitação, o CEO e diretor-geral do grupo Fincantieri, Pierroberto Folgiero, e o CEO do VARD Group, Alberto Maestrini, estiveram reunidos com Túlio Vilaça, secretário da Casa Civil de Pernambuco, e Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico, além do diretor-presidente do complexo portuário, Marcio Guiot.

A vinda dos CEOs aconteceu com o principal objetivo de contribuir para o resgate da indústria naval no país, iniciativa do governo federal. No mês de agosto foi assinada a medida provisória (MP) 1255/24 que criou incentivos fiscais e econômicos para esse setor e o de petróleo.

A MP permite a depreciação acelerada – meio de reduzir o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) pagos pelas empresas beneficiadas – para novos navios-tanque produzidos e comprados até 31 de dezembro de 2026 em estaleiros brasileiros e empregados no transporte de cabotagem de petróleo e seus derivados a partir de 1º de janeiro de 2027.

Com a campanha de reconstrução da indústria naval criando força no país, Pernambuco pretende investir e aproveitar essa oportunidade que está sendo gerada pelo mercado. Segundo Túlio Vilaça, “a governadora Raquel Lyra articula a reativação da indústria naval em Pernambuco e não vai medir esforços para que nossos estaleiros retomem a produção nesse novo momento da economia do Brasil”.

- Publicidade -

“O descomissionamento de plataformas da Petrobras, o desenvolvimento do mercado de eólica offshore e o aquecimento do mercado de manutenção de navios representam uma oportunidade única para as capacidades já instaladas da indústria naval em Pernambuco.”, declarou Guilherme Cavalcanti.

Visita de CEOs dos grupos VARD e Fincantieri ao Complexo Industrial e Portuário de Suape Estaleiro
Visita de executivos estrangeiros a Suape ocorre no momento em que o governo federal sinalizou a retomada da produção naval brasileira. Foto: Suape/Divulgação

Estrutura do estaleiro VARD Promar

Um dos pontos destacados foi o Estaleiro VARD Promar, que tem como proprietário a Fincantieri, que se mostra uma das instalações de construção naval mais modernas da América do Sul. Construído em 2013, o estaleiro tem uma instalação totalmente integrada, podendo assim realizar todo o processo de construção naval, e é especialista na construção de OSVs complexos (embarcações de apoio offshore) e transportadores de gás.

“Estou verdadeiramente impressionado pelo potencial do Estaleiro VARD Promar que a Fincantieri apoiou durante a parte do ciclo decrescente. Hoje, está melhor posicionado para aproveitar o novo ciclo de mercado que temos pela frente, no contexto da política industrial brasileira para construção naval, com foco crescente em reparos e manutenção, reformas e novas construções”, comentou Pierroberto Folgiero.

O Grupo Fincantieri tem mais de 230 anos de história e é uma das seis grandes estatais da Itália, chegando a ser responsável por 3% do PIB do país europeu. Com mais de 7 mil navios construídos a empresa é líder em todos os segmentos navais de alto valor agregado: navios de cruzeiro, embarcações de defesa e embarcações offshore especializadas.

Fornecedor exclusivo da Marinha Italiana e parceiro da Marinha dos EUA e de marinhas estrangeiras, ela emprega mais de 21 mil funcionários e gera cerca de 90 mil empregos em 18 instalações implantandas em quatro continentes.

Em fevereiro deste ano, a Fincantieri e a Edge, estatal dos Emirados Árabes e um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, firmaram uma joint venture, avaliada em aproximadamente 30 bilhões de euros. O negócio aproveitará as oportunidades globais no setor de construção naval, concentrando-se na produção de diversas embarcações avançadas.

A VARD é uma empresa norueguesa de construção naval, que desde 2013 faz parte do Grupo Fincantieri. Com instalações de construção naval em diversos países do mundo, como por exemplo Romênia, Brasil e Vietnã, é uma das líderes mundiais em construção naval especializada para o mercado offshore.

A companhia também constrói navios especializados, balsas abastecidas de gás natural liquefeito (GNL), embarcações navais e barcos de patrulha da guarda costeira, navios de gás liquefeito de petróleo (GLP), embarcações de pesca e quebra-gelos, todos com presnalização específica para a necessidade de cada cliente.

Outras autoridades que também estiveram em Suape foram Alessandro Marchini e Claudio Cisilino, ambos sêniores staff Fincantieri; Amrit Bullard, VARD Group; Alessandro Lombardi, presidente da Piemonte Holding; Dianna Souza, VARD GROUP; e Walter Bombarda, do Estaleiro VARD Promar.

Leia mais: De 15 estaleiros desativados ou sem demanda, os 3 maiores estão no NE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -