As operações de bunker, abastecimento de navios com óleo de combustível marítimo, no Porto de Suape, em Pernambuco, terão início oficial na próxima sexta-feira (30). O serviço permite que navios não precisem transportar, além da sua carga, combustível extra para garantir o cumprimento de suas rotas comerciais.
A nova modalidade de abastecimento está disponível aos navios que atracam no porto desde 1º de maio deste ano e foi viabilizada a partir de uma parceria entre as empresas Dislub e Ultracargo, que possui terminal destinado à movimentação de granéis líquidos em Suape.
A possibilidade de não precisar transportar uma reserva própria dá uma maior atratividade ao porto em relação aos outros terminais desta região do país, já que o espaço anteriormente dedicado nas embarcações ao armazenamento de combustível pode ser, agora, aproveitado para o transporte de diferentes mercadorias.
A consequência da mudança é a redução de custos e a otimização das viagens, impulsionando a competitividade do terminal de Pernambuco e de toda a região Nordeste.
Operações de bunker, porto mais atrativo
Em 2023, o Porto de Suape, o sexto atracadouro público brasileiro em operação de cargas, registrou uma movimentação de 23,9 milhões de toneladas. No primeiro semestre deste ano, a movimentação chegou a 12,2 milhões de toneladas. Com as operações de bunker, o Porto de Suape prevê um aumento desta movimentação.
Dos navios que fazem rotas internacionais, estima-se que apenas cerca de 25% deles abasteçam no Brasil. Segundo avaliação da Dislub, devido à sua localização e perfil concentrador de cargas, o Porto de Suape tem uma demanda natural por bunker. A empresa entende que a nova operação preenche essas lacunas estimulando uma maior competitividade.
A Dislub prevê, ainda, que sejam comercializadas mensalmente de 35 mil a 40 mil toneladas de óleo bunker. Para otimizar as operações, a empresa terá acesso a uma infraestrutura composta por quatro tanques, cada um com capacidade de 10 mil m³, isto é, um total de 40 mil m³ para armazenamento de combustível. O produto será bombeado do terminal da Ultracargo para uma barcaça através do Píer de Granéis Líquidos – PGL 1.
Sobre o evento
O anúncio oficial do início das operações de bunker em Suape ocorre na próxima sexta-feira (30), a partir das 10h, no auditório do Porto. Estarão presentes, além de representantes da Ultracargo e da Dislub, o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Márcio Guiot, e o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
Também participam da cerimônia representantes da Capitania dos Portos de Pernambuco, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – Regional Recife, do Sindicato das Agências de Navegação Marítima de Pernambuco, da Receita Federal e da Agência Estadual de Meio Ambiente.
Leia mais: