Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Com maior draga do mundo, Porto de Suape inicia obra no canal externo

O serviço de dragagem em Suape será executado pela empresa holandesa Van Oord.
dragagem de Suape
Draga do grupo belga Jan De Nul atraca em Suape/Foto: divulgação Suape

A empresa holandesa Van Oord iniciou nesta sexta-feira (01) a etapa final da dragagem de Suape. A Willem Van Rubroeck, maior draga do mundo do tipo corte e sucção, de propriedade do grupo belga Jan De Nul, já está em operação no porto pernambucano. Muito esperada, a dragagem vai permitir que Suape alcance a profundidade de 20 metros, contribuindo para o aumento na movimentação de cargas.

Esta última etapa da dragagem do canal externo do atracadouro colocará o porto em posição de destaque no cenário portuário mundial, possibilitando a atracação de embarcações de grande porte com sua capacidade máxima, como navios petroleiros do tipo Suezmax, e tornando o porto ainda mais atrativo para o mercado internacional.

“A obra é necessária para garantir um porto de águas profundas, ação que está alinhada com as obras de ampliação da Refinaria Abreu e Lima. A dragagem também é fundamental para potencializar a operação dos dois terminais de contêineres (o segundo começa a operar em 2026), no sentido de receberem navios com maior capacidade de carga.”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

Segundo Guiot, há uma grande preocupação ambiental com a obra. Importante lembrar que no mês passado, o Porto de Suape subiu de posição no ranking de maior Índice de Desempenho Ambiental (IDA) entre os 31 portos públicos do país. O atracadouro pernambucano conquistou o terceiro lugar em premiação concedida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ocorrida no Terminal Eldorado, localizado no Porto de Santos (SP).

“Um dos aspectos mais importante desta obra é que estamos totalmente comprometidos com a segurança e o controle ambiental da dragagem. Vamos usar uma draga, a maior e mais moderna do mundo, detentora de um sistema que provoca o menor impacto possível”, acrescente o presidente.

- Publicidade -

Navegabilidade em Suape

A dragagem é fundamental para a manutenção da navegabilidade, garantindo a profundidade adequada para a segurança da navegação, manobras e operações do porto, que funciona ininterruptamente 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano. A intervenção está autorizada pelo órgão ambiental estadual e tem previsão de ser concluída até cinco meses.

A administração da estatal portuária informa que adotou todas as medidas necessárias para mitigar o impacto ambiental, em cumprimento às exigências que constam na autorização, como elaboração de programas ambientais; controle e monitoramento da fauna aquática e das águas superficiais; manejo e monitoramento do sedimento; entre outras.

Maior draga do mundo

O contrato com a empresa holandesa Van Oord é de R$ 140 milhões, pagos com recursos próprios. É a primeira vez que a draga Willem Van Rubroeck é utilizada num porto brasileiro. No total, serão removidos, aproximadamente, 1.368.000 metros cúbicos de sedimentos do mar.

“Todo o processo foi acompanhado pelos representantes da Colônia dos Pescadores Z-08 de Gaibu e da Associação de Pescadores e Pescadoras Profissionais em Atividade do Cabo de Santo Agostinho, com entendimento prévio da necessidade da dragagem. Estamos em constante diálogo para encontrar as melhores soluções para garantir o desenvolvimento sustentável do porto”, esclarece a diretora de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo.

Leia também:

Suape celebra 45 anos com um olhar no futuro

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -