Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Com currículo vasto, Márcio Guiot é recebido com entusiasmo para comandar Suape

Ao escolher o nome de Márcio Guiot para Suape, Raquel Lyra repete a fórmula usada na indicar secretariado.
Consad vota nesta quarta-feira o nome do novo presidente de Suape/foto

Por Patrícia Raposo e Lara Tôrres

O carioca Márcio Guiot, indicado para assumir o comando do Complexo Portuário Industrial de Suape, é um ilustre desconhecido entre os pernambucanos. No entanto, seu currículo contribui para que o seu nome tenha sido bem recebido no meio econômico e empresarial. E certamente será aprovado pelo Conselho de Administração de Suape, que se reúne no dia 1º de fevereiro.

Márcio Guiot traz uma experiência gigantesca para Suape. E, embora tenha conhecimento técnico específico na área portuária, ele também reúne um conjunto de competências que cumprem o requisito necessário para a gestão do complexo industrial de Suape”, disse o secretário de desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti. “A formação em ESG de Guiot se encaixa no propósito defendido pelo governo do estado de elevar o nível de governança no complexo portuário”, completou.

Guilherme Cavalcanti, Secretário de Desenvolvimento Econômico de PE
Guilherme Cavalcanti atesta segurança jurídica para contratos de Suape/Foto: divulgação

Segurança jurídica em Suape

O secretário garantiu segurança jurídica para os compromissos estabelecidos por Suape . “Pernambuco não está em condição de rejeitar investimentos e todo os compromissos firmes estabelecidos por Suape que demandarem a nossa diligência e competência, a gente vai cumprir. Não significa dizer que não possamos melhorar o que foi projetado para Suape”, acrescentou.

Repercussão

“Tive as melhores referências dele”, disse o ex-presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, que está entre os que aprovou a indicação: “É um perfil muito bom. Márcio Guiot é uma pessoa com excelente reputação no mercado”, disse ao Movimento Econômico.

- Publicidade -

Sandro Prado, economista e professor da UPE, destacando a importância do Complexo Industrial Portuário de Suape para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, concorda que o novo presidente é desconhecido pelos pernambucanos, mas tem um vasto currículo na gestão portuária.

Márcio Guiot
Márcio Guiot é indicado par assumir Complexo Portuário Industrial de Suape/foto: divulgação

“Raquel Lyra repete a fórmula usada na escolha do secretariado, que teve muitos nomes desconhecidos. Sobre a habilidade política de Guiot, e se ele conseguirá repetir o trabalho que fez em outros portos – como o do Ceará – só mesmo o tempo dirá”, argumentou Sandro.

O economista Ecio Costa, professor Titular de Economia da UFPE, elogiou o currículo de Marcio Guiot – especialmente sua passagem pelo Porto de Pecém (CE). “É animador”, disse. “Não o conheço, mas pelo currículo apresentado pode trazer avanços técnicos importantes para o comando do porto. Com a experiência que teve em Pecém, talvez possamos avançar na direção de um modelo de economia mista, como o porto cearense, com investimentos privados para acelerar a atração de negócios, com investimentos importantes em infraestrutura e gestão mais ágil”, disse.

Suape híbrido

Romero Maia, gestor de pesquisas e colaborador do Grupo de Métodos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, não vê nada de negativo na indicação de Marcio Guiot, dada a natureza híbrida do Porto de Suape, que tem como proprietário o governo do estado, mas depende fundamentalmente das relações com investidores.

“A escolha de um nome ‘mais de currículo e menos de política’ pode ter sido uma opção inteligente após o desgaste com o aumento de cargos comissionados na reforma administrativa – embora esses cargos representem percentualmente muito pouco do total de cargos que já existiam”, argumentou o gestor.

Leia também:

Márcio Guiot é indicado para presidência do Porto de Suape

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -