Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Estudo da UFRN aponta Caiçara do Norte como melhor local para instalação de porto-indústria

O equipamento é essencial à viabilidade de projetos de energia eólica offshore (no mar) e exportação de hidrogênio verde (H2V)
Vista aérea de Caiçara do Norte. Foto: Wikimedia Commons

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aponta que o município de Caiçara do Norte, no litoral potiguar, é o local de maior viabilidade técnica à instalação do porto-indústria. O equipamento é essencial à viabilidade de projetos de energia eólica offshore (no mar) e exportação de hidrogênio verde (H2V). 

A pesquisa foi realizada pela UFRN por meio de uma parceria com o Governo do Estado, que investiu na contratação dos estudos para balizar uma tomada de decisão técnica. O equipamento terá condições de começar a funcionar em meados de 2026.  

O professor Mario Gonzalez, do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN, coordenou a pesquisa, cujos resultados apontaram que Caiçara do Norte é a cidade que melhor atende aos critérios para instalação do porto-indústria, que deve gerar, ainda na primeira fase de operação, pelo menos 50 mil empregos no estado.

“Na primeira fase já teremos o cais, uma retroárea definida, a fabricação de peças e componentes, indústrias instaladas de operação e manutenção, que gera muitos empregos, porque são serviços. Portanto, já estará funcionando”, esclarece Hugo Fonseca, coordenador do Desenvolvimento Energético da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

“A transição energética é uma agenda irreversível, e acho que o Rio Grande do Norte não pode perder essa oportunidade. Vai ser muito desafiador, mas não vamos nos acomodar, temos que ter ousadia para pensar no melhor, primeiro para o povo do Rio Grande do Norte, depois para no que isso vai projetar o Brasil”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra (PT), dizendo que “é papel nosso pensar nas gerações futuras”.

- Publicidade -

Além da geração de empregos, a chefe do Executivo estadual aponta que a construção do porto-indústria trará “protagonismo” ao Rio Grande do Norte na transição energética no país, avançando na produção de energia sustentável. Dada a importância do projeto, Fátima Bezerra afirmou que levará o assunto ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).

Leia também:

Governo do RN cria comitê para acompanhar demandas dos municípios

Consórcio NE faz primeira reunião após posse de Azevêdo na presidência do bloco

TRF1 determina que União pague R$ 175 milhões do antigo Fundef a governo do Piauí

TCU aprova pela primeira vez um caso de ‘relicitação’ e aeroporto de Natal ganhará nova concessão

Carga tributária é a maior preocupação de empresários, revela sondagem industrial

ANTT atualiza tabela do piso mínimo de frete rodoviário

JCPM: shoppings a caminho da venda ou do IPO em 2023?

Marinha decide que porta-aviões passará por “reciclagem verde”. A questão é: onde?

Feira de artigos para gestantes e bebês movimenta Centro de Convenções até domingo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -