Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Selecionada pelo Google, empresa alagoana Trakto mira mercado global

CEO da Trakto, Paulo Tenório, conta trajetória de sucesso de uma das maiores empresas do país, que nasceu em Maceió
Paulo Tenório, CEO da Trakto
CEO da Trakto, Paulo Tenório falou sobre carreira, inteligência artificial e futuro do mercado de tecnologia em Alagoas. Foto: Divulgação

Uma das empresas alagoanas de maior destaque no cenário nacional, a Trakto chega a uma década comemorando a expansão de seus negócios para outros países e conquistas importantes, como ter sido a primeira selecionada no mundo pelo Google for Startups para ter um documentário. O CEO da Trakto, Paulo Tenório, conversou com o Movimento Econômico sobre a carreira, uso de inteligência artificial e perspectivas para o mercado de ciência e tecnologia em Alagoas.

Confira a entrevista completa:

Movimento Econômico – Paulo, sua trajetória como empresário é inspiradora, você que foi morar fora para desenvolver seu sonho, mas como a Trakto chega a quase uma década no mercado?

Paulo Tenório – A trajetória da Trakto reflete, de certa forma, a minha própria jornada. Comecei em agências de design vendo a dificuldade de criar campanhas de marketing impactantes de forma eficiente e em escala. Morar fora me deu uma perspectiva global e foi nesse contexto que a ideia da Trakto nasceu, em 2013. A busca pela solução ideal, aliando tecnologia e criatividade, nos levou a construir uma plataforma que, hoje, quase uma década depois, continua inovando e ajudando diversas marcas a escalar suas campanhas de marketing. A resiliência, a capacidade de adaptação e o foco em resolver um problema real foram cruciais para chegarmos até aqui.

ME – Quais são os principais produtos da Trakto e como o mercado os absorve? Além de clientes no Brasil, quais outros países já há clientes atendidos pelas soluções desenvolvidas pelo seu time?

- Publicidade -

PT – Nosso portfólio é bastante diversificado para atender diferentes necessidades de mercado. Temos o Trakto Design, nossa solução B2C, uma ferramenta intuitiva de edição de imagens online; o Trakto Studio, nossa solução B2B, que oferece um editor completo e multiformato para criação de anúncios em escala para o ecossistema Google; a Bella, uma IA conversacional que auxilia na criação de artes e legendas; e finalmente, nossa solução Whitelabel, que permite a personalização completa da plataforma para atender às necessidades de nossos clientes. O mercado tem recebido nossos produtos de forma bastante positiva, especialmente o Trakto Studio, que tem sido fundamental para a otimização de campanhas de grandes anunciantes. Além do Brasil, já temos clientes utilizando nossas soluções no México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile e estamos com planos de expansão para os Estados Unidos e outros mercados internacionais.

Trakto Show
Um dos produtos da Trakto, o Trakto Show, reúne em Maceió líderes e grandes nomes da tecnologia e do mercado digital em evento anual. Foto: Manuel Henrique

ME – Como é ser uma empresa selecionada pelo Google? Isso abre muitas portas?

PT – Ser reconhecido pelo Google, principalmente através de programas como o Google Accelerator e o Black Founders Fund, foi um marco fundamental para a Trakto. Isso validou nossa tecnologia e modelo de negócios, abrindo portas para novas parcerias, investimentos e oportunidades de crescimento no mercado. Acreditei muito no nosso potencial desde o começo, e esse reconhecimento do Google nos deu um impulso enorme para o sucesso.

ME – Muito se fala em uso de inteligência artificial em diversas áreas, mas como a Trakto utiliza a ferramenta em seus produtos e qual avaliação você faz do cenário brasileiro sobre este tema?

PT – A inteligência artificial é o coração da Trakto. Ela permite a automação completa da criação de campanhas de anúncios, gerando centenas de variações de imagens e vídeos em segundos, mantendo a coerência da marca. Utilizamos a IA para automação de tarefas repetitivas, otimização de layouts e até mesmo para sugestão de conteúdo. O cenário brasileiro para IA está em franca expansão, com muitos talentos e oportunidades, mas ainda precisamos avançar na questão da infraestrutura e do desenvolvimento de soluções com foco em nossas realidades locais. A Trakto está contribuindo ativamente para esse desenvolvimento, apoiando outros empreendedores e participando ativamente do ecossistema.

ME – E sobre Alagoas, como a tecnologia tem se desenvolvido? Há uns anos, falou-se muito no movimento Sururu Valley, que você também estava bem engajado, não é? O estado tem conseguido capilaridade suficiente para atrair empresas e desenvolver produtos que coloquem em destaque o estado? Como você avalia o mercado local a curto e médio prazo?

PT – Alagoas tem um potencial enorme no setor tecnológico e o Sururu Valley foi um movimento fundamental para dar visibilidade a esse potencial. Apesar de ainda termos desafios em infraestrutura, a comunidade de tecnologia em Alagoas tem demonstrado grande criatividade e resiliência. A Trakto é um exemplo disso e queremos ser um case de sucesso para inspirar outros empreendedores locais. A curto prazo, vejo oportunidades na consolidação de empresas de tecnologia já existentes, na atração de novos talentos e investimentos. A médio prazo, apostamos em um crescimento sustentável e na criação de um ecossistema ainda mais forte, capaz de atrair empresas e profissionais de todo o Brasil e do mundo para o estado.

Leia Mais: Sem revisão há 20 anos, Plano Diretor de Maceió tem desafios para ordenar “nova” cidade

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -