Em SP, Invest Alagoas anuncia incentivos fiscais a 10 empreendimentos

Invest Alagoas apresentou avanços e potencialidades para empresários e investidores
Invest Alagoas
Invest Alagoas mostra os potenciais do estado para empresários brasileiros. Foto: Marcos Oliveira

Cerca de 250 convidados e investidores estiveram na primeira edição do Invest Alagoas, realizado em São Paulo na quinta-feira (13). O evento foi promovido pelo Governo de Alagoas para apresentar os recentes avanços econômicos e sociais, assim como potenciais oportunidades para novos negócios.

Dez empreendimentos receberão incentivos para investir no estado. As empresas beneficiadas são a Solar BR, Capetro, Gerdau, Supermarver, Metalúrgica Mundial, Monsanto Pré Fabricados, Teknol, Special Alimentos, Canto Natural e DPMC.

O evento contou com as presenças do governador do Estado, Paulo Dantas, e do atual ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho, além de três painéis com empresários e players de áreas como comércio, energia, tecnologia e turismo.

Paulo Dantas assinou decretos de concessão de incentivos governamentais para 10 empreendimentos investirem em Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

O governador e Renan Filho foram os responsáveis por abrir as falas da noite, e destacaram em seus discursos os principais pontos que têm tornado Alagoas um efetivo polo atrativo para novos e prósperos negócios.

- Publicidade -

Infraestrutura de Alagoas

Com um legado de dois mandatos à frente de Alagoas (2015 a 2022), o ministro pontuou, por exemplo, que o estado reverteu com sucesso, ao longo da última década, um quadro marcado por alto endividamento com a União, falta de investimentos na saúde e na educação e expressivos índices de violência.

“Em 2014, a situação era difícil. Não havia dinheiro para nada. Para cada real arrecadado, tínhamos R$ 1,70 de dívida com a União. Maceió ficou 50 anos sem ganhar um novo hospital”, afirmou. “Hoje, Alagoas ocupa a 4ª posição entre os maiores PIBs do País; foram construídos sete hospitais e mais três estão em andamento, que geram mais de 10 mil empregos diretos à população; o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aponta melhora em nossa educação; temos boas estradas e concessão de saneamento. Tudo isso foi feito com um programa dedicado a buscar o equilíbrio fiscal, que diminuiu as despesas do governo e aumentou a entrada de receita por meio da atração de investimentos”, disse o ministro.

O governador Paulo Dantas destacou, entre as conquistas de infraestrutura do estado, a construção do Aeroporto de Maragogi, importante destino do turismo brasileiro localizado a cerca de 120 km de Maceió e conhecido por suas piscinas naturais. Segundo ele, o primeiro trecho será entregue ainda em 2024 e a operação total se dará em 2025.

Invest Alagoas
Governador do Estado, Paulo Dantas, e atual ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho. Foto: Marcos Oliveira

“É o maior aeroporto em construção atualmente no Brasil. Também iremos construir um aeroporto em Penedo, além de estradas como a que irá ligar a região do Baixo São Francisco a todo o país. Tudo isso eleva nosso potencial de atrair interessados em investir”, disse.

De acordo com dados apresentados no Invest Alagoas, houve um aumento de 7,2% na arrecadação de 2023 na comparação com 2022, e 6,5% de crescimento no PIB em 2023 – o maior crescimento entre os estados do Nordeste e 4º maior do País.

O governador sublinhou também que apenas entre janeiro e maio de 2024 o crescimento da arrecadação por meio de ICMS está apontando em torno de 30%, sendo este um número histórico, uma vez que, segundo ele, durante 2023, o aumento da arrecadação via ICMS em todos os estados da federação marcou 16,5%.

Após as falas de Renan Filho e Paulo Dantas, subiram ao palco Hugo Leahy, secretário de Relações Federativas e Internacionais, e Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste. Câmara ressaltou que o banco possui linhas atrativas de financiamento a investidores e que o estado de Alagoas está pronto para receber investimentos.

Em seguida, aconteceram os painéis com secretários e empresários de empresas como Natura&Co, Sococo, TOTVS, Azul Viagens, MME Empreendimentos, Origem Energia, GranBio e outros que abordaram avanços nos investimentos feitos nas áreas de Distribuição, Comércio, Indústria, Energia, Saneamento, Turismo e Tecnologia. 

Leia mais: Alagoas encerra o 1º quadrimestre de 2024 com superávit de R$ 1,7 bilhão

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -