Por Vanessa Siqueira, de Alagoas
O número de empresas em operação em Alagoas segue em constante crescimento, puxado sobretudo pelos Microempreendedores Individuais, os MEIs. De olho neste segmento, uma fintech está ampliando a oferta de soluções financeiras e espera liberar cerca de R$ 6,5 milhões em crédito para pequenas e médias empresas do estado.
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica aponta que Alagoas possui 186.736 empresas ativas até o mês de fevereiro deste ano. Deste total, 141.261 são de empresários individuais ou MEIs. Na região Nordeste, existem 3.522.118 de empresas ativas, sendo que 2.523.308 estão na Bahia, o estado com maiores registros na região.
A Junta Comercial de Alagoas (Juceal), informou que há 14.367 empresas de pequeno porte (EPP) com registro ativo e pelo menos 354 empresas deste segmento foram registradas nos três primeiros meses do ano.
Os setores de comércio, com 6.080 registros, e construção, com 1.501, encabeçam a lista com as principais atividades das empresas em operação em Alagoas. A lista segue com atividades administrativas e de serviço, com 919 empresas ativas, seguida da indústria de transformação, com 918 negócios, e de saúde, que totalizam 848 empreendimentos de pequeno porte.
Diante da velocidade com que pequenos negócios são abertos em todo o país, Eduardo Vils, CEO e cofundador da Justa, uma fintech que está desde 2018 no mercado, decidiu intensificar sua oferta de soluções financeiras por meio de cartões de crédito para as pequenas e médias empresas de Alagoas.
A expectativa é atender e levar crédito nos próximos meses para aproximadamente 1.500 pequenas e médias empresas situadas no estado.
Segundo o gestor da Justa, há um trabalho para validar, com uso de ferramentas de inteligência artificial, os modelos de garantias e recuperação dos créditos, obtendo um índice de sucesso de 85%. Isso já permitiu à Justa oferecer mais de R$ 13 milhões em crédito por meio dos cartões emitidos para PMEs dos mais variados segmentos e regiões, principalmente para os segmentos de saúde (clínicas e consultórios); casa e construção; moda e vestuário; peças e acessórios, e pet shops.
Ecossistema via fintech
“O nosso objetivo é criar um ecossistema de meios de pagamento justo e levar a melhor experiência aos empreendedores. Nosso foco é integrar os diversos meios de pagamentos em uma conta que facilite a gestão e aumente a eficiência dos negócios de nossos clientes de pequeno e médio porte, gerando assim oportunidades de acesso a crédito que impulsionem seu crescimento. Com isso, já fornecemos mais de R$ 13 milhões em crédito por meio de nossos cartões,” disse.
Além dos serviços de crédito, a fintech também aposta que a educação é uma grande aliada na transformação da sociedade e com isso oferecerá aos membros educação financeira onde os empreendedores serão orientados a não misturarem seus gastos como pessoa jurídica com os da pessoa física, melhorando a gestão, controle de gastos com limites flexíveis e adequados a cada perfil.
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