WeWork: Chega a Recife plataforma de aluguel de espaços flexíveis para trabalhar

Criada em 2010, a marca reúne 510 mil clientes em 151 cidades de 38 países
Truck da WeWork
Uma das estratégias de divulgação da WeWork é a unidade itinerante, que oferece ao visitante um espaço de trabalho gratuito, climatizado e com acesso a internet. Foto: divulgação

Antes da pandemia da covid-19, em 2020, pouco se ouvia – pelo menos no Brasil – sobre ser possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, para profissionais de quase todas as áreas, salvo, é claro, as óbvias exceções. O famoso “home office” chegou (sem volta), de maneira inevitável naquele momento e imposta por uma dor: o risco sanitário que havia no simples ato de sair de casa, acessar um transporte público, deslocar-se para um local de trabalho fechado e nele trocar apertos de mão, abraços e todos os possíveis contatos físicos comuns a quem compartilha o mesmo espaço.

Passado este risco – e é sempre oportuno lembrar que, isto é possível porque, vacinada, a população adoece menos do coronavírus e com menor gravidade – o desafio das empresas hoje é aproveitar as lições que a emergência sanitária deixou e definir quem, quando e por que, entre seus colaboradores, precisa ainda trabalhar confinado, de segunda a sexta-feira, enfrentando, em média, duas horas de deslocamento, de casa para o trabalho.

- Publicidade -

É neste contexto que chega a Recife a WeWork – plataforma líder global na oferta sob demanda de espaços de trabalho flexíveis. A marca desembarca na capital pernambucana já tendo em seu cardápio, até agora, 11 parceiros locais, situados em oito bairros da cidade, que entraram para a rede por meio do marketplace da marca, Station by WeWork.

A proposta da WeWork é conectar as empresas (de co-working, ou não) que tem espaços de trabalho disponíveis para aluguel – seja por algumas horas a até contratos mensais, por exemplo – com quem precisa deste espaço, sejam outras empresas, ou profissionais autônomos. “Eu costumo dizer que acabou aquela velha dinâmica de que o empregador manda e o empregado obedece. Quem determina essa dinâmica hoje é o talento. E os grandes talentos não estão mais só nas capitais. Eles estão espalhados e eles não querem sair das suas cidades. E as empresas que quiserem ter o grande talento em seu staff vai ter que se adaptar. Porque, agora, é o trabalho que se adapta à vida das pessoas e cabe às empresas acompanharem essa nova dinâmica”, explica Bruna Neves, Chief Product Officer (CPO) da WeWork na América Latina e responsável pela criação do marketplace.

Segundo Bruna Neves, nas pesquisas realizadas entre os clientes da WeWork na América Latina, 99% deles apontam o trânsito como principal motivo para não voltar ao trabalho presencial nas corporações, passada a pandemia. “Ao mesmo tempo que as pessoas não querem enfrentar duas horas de trânsito por dia, existe também a necessidade, por exemplo, de separar o ambiente profissional do ambiente pessoal. E é aí que a gente entra. Além disso, muitas delas alegam que o pior não é ficar duas horas no trânsito para ir até o trabalho. O pior é perceber que, após esse deslocamento, passar o dia no escritório não tem sentido, porque pode-se desempenhar aquela atividade de qualquer lugar. É o que chamamos de ‘anywhere office’ – trabalho que se faz de qualquer lugar”, afirma.

- Publicidade -
runa Neves, CPO WeWork Latin America
Para Bruna Neves, CPO da WeWork, a empresa vive hoje seu melhor momento na América Latina. Com tendência de escalar ainda mais. Foto: divulgação

Antes da pandemia, a WeWork funcionava apenas no modelo de negócios que conhecemos como co-working. A empresa tem 32 espaços próprios de trabalho em oferta para aluguel no Brasil e, como tantos outros negócios no mundo, precisou se reinventar depois de 2020. A partir daí, a marca passou a atrair parceiros, expandindo sua oferta por meio destes parceiros, na negociação de worplaces seus e dos parceiros, por hora, por dia, por mês, on demand.

Em Pernambuco, a WeWork chega, por enquanto, ofertando espaços apenas no Recife. Mas, não há restrição geográfica para o cadastro de parceiros. Com isso, a empresa vislumbra a possibilidade de sair do Grande Recife e estar, por exemplo, nas outras regiões do estado que tem atividades econômicas importantes em operação. “A gente precisa estar em todos os lugares. Mas, é a dinâmica local que vai nos apontar onde nós precisamos estar. A plataforma está aberta a parcerias e esse crescimento da quantidade de parceiros que oferecem seus espaços conosco – que é hoje de 277 co-workings – é muito fluido”, esclarece Bruna.

O crescimento a que a responsável pelo marketplace se refere é visualizado em números. Segundo ela, a receita da WeWork na América Latina (AL) é hoje 140% acima da que foi em 2020 (ano da pandemia) e é 47% maior do que em seu melhor mês pré-pandêmico. Considerando os resultados da AL, o Brasil é responsável por 35% desta receita. Além disso, a empresa registra um volume 20 vezes maior de membros circulando nos espaços que oferta do que três anos atrás. E para escalar ainda mais neste mercado, que só tende a ampliar-se, está empregando cerca de R$ 44 milhões em investimentos em tecnologia e marketing, entre as cifras já realizadas e a que pretende realizar nos próximos anos.

“Olhando pra frente, eu vejo a WeWork, num futuro bem próximo, como uma grande operadora dessas soluções de espaços de trabalho. Queremos que, ao pensar numa necessidade de trabalho, o cliente pense na WeWork como seu operador deste espaço de trabalho. A ideia é que encontrar um lugar para trabalhar seja algo tão fácil quanto chamar um carro por aplicativo”, finaliza.

Workpass da WeWork

Além do marketplace Station by WeWork, a marca traz a Pernambuco também sua mais recente solução: o Workpass. Trata-se de um vale-escritório que as  empresas podem oferecer aos seus colaboradores, pelo qual o profissional tem acesso aos escritórios da WeWork e dos parceiros em qualquer das centenas de endereços da plataforma, onde e quando quiserem.

Truck da WeWork

Celebrando a chegada da WeWork no Recife, a marca está promovendo uma ação de marketing local, circulando a capital pernambucana com um espaço de trabalho itinerante, em que o visitante pode desfrutar gratuitamente da infraestrutura corporativa oferecida. “O truck da WeWork conta com eletricidade, ar-condicionado, wi-fi, mesas, cadeiras e um lounge para fazer uma teleconferência, responder um e-mail e resolver imprevistos ou questões pontuais de trabalho. É uma ação que materializa nosso propósito de transformar o modo como as pessoas se relacionam com o trabalho. O anywhere office é uma realidade”, comenta Guilherme Trementocio, Chief Marketing Officer (CMO) da WeWork na América Latina. A lista com os locais onde o truck irá passar pode ser acessada no endereço:  www.wework.com.br/explorar

Sobre a WeWork

Fundada em 2010, com a abertura de seu primeiro escritório em Nova York, a WeWork é hoje um fornecedor de espaços flexíveis de trabalho presente globalmente e comprometido em entregar soluções tecnológicas, ambientes inspiradores e experiências em comunidade inigualáveis. Atende de freelancers a empresas listadas na Fortune, ofertando aos mais de 510 mil clientes que reúne no mundo, mais de 700 unidades de trabalho, espalhadas por 151 cidades em 38 países. No Brasil, a WeWork possui espaços próprios em oito cidades – São Paulo (São Paulo, Alphaville, São Bernardo do Campo, Osasco e São José dos Campos), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre – e, por meio dos parceiros de seu marketplace Station by WeWork, alcança todos os estados brasileiros.

Leia também:

Percentual de famílias endividadas se mantém em 78%

Paraíba espera 80% de ocupação em hotéis e pousadas neste Carnaval

Tesouro pretende parcelar compensação do ICMS, dizem governadores

Cade aprova aquisição de área do EAS pela APM Terminals, mas investigará stalking horse

Pesquisadores apresentam modelo americano de prevenção de alagamentos aplicável ao Recife

Auxílio-moradia pago por prefeituras a vítimas de tragédias de chuvas é pelo menos metade do que deveria ser, afirma economista

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -