O Curso “Caça aos sentidos do empreendedorismo cultural e criativo” está com inscrições abertas para jovens e adultos em cidades do Agreste de Pernambuco. A iniciativa é voltada para agentes culturais de diversos segmentos, principalmente com atuação comprovada na área de música, como artistas, grupos ou bandas musicais. A capacitação é coordenada pela produtora e consultora em empreendedorismo cultural, Eliz Galvão, por meio da empresa Liga Criativa, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Matrículas devem ser realizadas até o próximo dia 09 de dezembro.
De acordo com dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC), em 2020, 5,6% da população ocupada do país estava no setor cultural. Este percentual representa 4,8 milhões de pessoas. Ainda segundo o SIIC, o setor cultural movimentou R$ 256 bilhões em 2019 – o que representa 9,8% do total de riquezas criadas entre os setores econômicos pesquisados anualmente pelo IBGE, da indústria, do comércio e dos serviços.
A formação, que visa despertar e incentivar o empreendedorismo, vai acontecer em duas cidades. A primeira é Garanhuns, região do Agreste Meridional pernambucano. Lá, a programação acontece na Escola Municipal IPH (Instituto Presbiteriano de Heliópolis, no período de 13 a 16/12. A fase online acontece nos dias 19,20,26 e 27/12. Os encontros serão realizados sempre a partir das 19h.
Já em Limoeiro, que fica no Agreste Setentrional, as aulas serão realizadas no Centro de Criação Galpão das Artes, rua Vigário Joaquim Pinto, Centro. Os encontros presenciais ocorrem entre os dias 10 a 13/01, das 14h às 17h. A etapa virtual será nos dias 16, 23, 30 e 31/01, sempre às 19h. Todas as aulas terão apoio de profissional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), caso tenham pessoas surdas inscritas.
O projeto “Caça aos sentidos do empreendedorismo cultural e criativo” será dividido em 04 eixos: desenvolvimento pessoal, estruturação do negócio/carreira, elaboração de projetos e captação de recursos e conexão e parcerias. Além disso, serão abordados outros 16 temas aliados à proposta de empreender, com abordagem de exercícios, jogos e dinâmicas.
O curso tem duração de 24 horas/aulas, divididos em encontros presenciais e online, por meio da plataforma Zoom. Todos os participantes receberão certificado. Será priorizada a participação de povos quilombolas, mulheres, pessoas com deficiência auditiva e motora e comunidade LGBTQI+. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 50 vagas, por cidade. Os interessados devem mandar um e-mail para [email protected], ou através do Instagram @ligacriativa.
Leia também: Empreendedorismo negro avança no Brasil, mas se esconde na informalidade, aponta pesquisa