Empreendedorismo negro avança no Brasil, mas se esconde na informalidade, aponta pesquisa

Dia da consciência negra traz alerta: 21% dos empreendedores negros e negras do Brasil não tem CNPJ

O levantamento da plataforma PretaHub revelou que negros e negras representam 51% dos profissionais autônomos hoje no país / Foto: Tânia Rêgo – Agência Brasil

Neste domingo, 20 de novembro, o Brasil celebra mais um Dia da Consciência Negra. A data coloca luz sobre uma realidade que precisa ser mudada: a população negra é maioria entre os empreendedores do país, mas está também invisibilizada na informalidade.

A recente pesquisa Potencialidades, Empreendedorismo e Sonhos da População Negra, produzida pela plataforma PretaHub e pelo Instituto Locomotiva Brasil, revelou que 51% dos 28 milhões de trabalhadores brasileiros autônomos ativos hoje no Brasil são homens e mulheres negros e negras, mas só 21% deles têm CNPJ. A estimativa é de que estes cerca de 20 milhões de empreendedores pretos brasileiros façam circular cerca de R$ 360 bilhões ao ano.

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As cifras expressivas talvez estejam explicadas na crescente, hoje em dia, onda de consciência social por parte dos consumidores. Um relatório atual produzido pela Opinion Box em parceria com o Movimento Black Money – que discute, apoia e fomenta o empreendedorismo negro no Brasil – revelou que 56% dos brasileiros afirmam que preferem comprar em empresas que apoiam a diversidade, seja racial, de gênero, de orientação sexual, etc. A pesquisa ouviu duas mil pessoas, sendo 47% negras, 49% brancas, 3% amarelas e 1% índigena.

* As pesquisas citadas podem ser acessadas na íntegra nos endereços da plataforma PretaHub e na página da Opinion Box em parceira com a Black Money.

Leia também: IBGE: renda média de trabalhador branco é 75,7% maior que de pretos

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