Por Juliana Albuquerque
Com um modelo de negócios pautado em popularizar o rejuvenescimento facial com aplicação de botox com planos que cabem no bolso dos consumidores das classes B e C, a rede pernambucana Botocenter quer ampliar sua participação pelo Nordeste.
Segundo o diretor-executivo da marca, Ricardo Matiusso, a Botocenter nasceu em 2019 com a inauguração da loja-modelo, no Shopping Recife, já com a proposta de se tornar uma franquia. Hoje, a rede conta com 26 unidades e tem é a meta de se expandir por cidades com mais de 100 mil habitantes pela região, para fechar 2022 com 65 operações.
“[Queremos estar presentes ] Nas capitais e noutras grandes cidades da região, como Campina Grande, Vitória da Conquista, Sobral, Imperatriz, entre outras que estão em nosso radar”, revela Matiusso, explicando que a Botocenter já conta com operações de franquias nos estados de Pernambuco, Sergipe, Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Tocantins, Rondônia, Paraíba e Minas Gerais.
A fórmula para o crescimento, de acordo com Matiusso, é que a franquia consegue oferecer um preço acessível aos consumidores e ainda manter a rentabilidade dos franqueados em alta por trabalhar com serviço de recorrência.
“A marca criou um plano de assinatura anual, em que todos os procedimentos são ministrados por dentistas e o protocolo de aplicação contempla três regiões do rosto: testa, lateral dos olhos e glabela. Cada unidade tem capacidade de realizar 2.370 aplicações por mês”, comenta o diretor executivo.
Segundo ele, para se tornar franqueado, o investimento inicial no negócio é de R$ 285 mil. No entanto, os R$ 65 mil cobrados de taxa de franquia são revertidos em toxina botulínica e ativação de redes sociais. A projeção de faturamento é de R$ 1 milhão no primeiro ano de operação.
“São vários os pontos positivos agregados à marca, o que consequentemente garantiu um rápido crescimento. Em parceria com a indústria, treinamos e certificamos todos os injetores, contamos com um protocolo padronizado de atendimento, o que gera muita confiança aos clientes e isso faz com que nossa taxa de fidelização seja acima de 90%”, afirma Matiusso, ao complementar que por ser um serviço de recorrência, a maioria dos clientes têm uma frequência assídua, o que garante a estabilidade financeira do negócio.