O Grupo Saint-Gobain, de material de construção e louças sanitárias, acaba de colocar em operação sua nova linha na fábrica da marca Brasilit, no Recife (PE). O projeto, que recebeu investimentos de R$ 70 milhões, foi destinado à ampliação, em 50%, da capacidade produtiva de manufaturas em produtos de fibrocimento.
De acordo com o grupo, o objetivo da expansão, que vai gerar 50 novos empregos diretos, é “atender ainda melhor e com mais agilidade e proximidade à região Nordeste”. Além do aumento de capacidade, o investimento contemplou também a sustentabilidade, o que incluiu melhoria de eficiência energética da planta, visando redução nas emissões de CO2 da unidade, e incremento do reuso de água.
Brasilit: da crise ao rebranding
No passado, a marca Brasilit sofreu dano reputacional grave no Brasil e enfrentou ações judiciais devido à produção de telhas de amianto, material associado a casos de câncer. Desde a década de 2000, no entanto, a Saint-Gobain empreende um esforço de marca e inovação para tornar a Brasilit e os outros negócios do grupo referências no mercado, com foco em alta tecnologia e meio ambiente.
Uma das prioridades neste sentido, foi a substituição do fibrocimento cancerígeno pela tecnologia CRFS (cimento reforçado com fio sintético de polipropileno), sem amianto, resultado de investimentos pesados em pesquisa e técnicas de produção.
Além disso, as unidades fabris da Brasilit, entre elas a de Pernambuco, inaugurada em 1949, seguem atualmente o modelo do grupo, adotando o conceito de manufatura 4.0 – com 100% dos operadores totalmente conectados numa rede interna – e processos de melhoria contínua na área ambiental e de saúde.
Evolução em material de construção
Diretor Geral da Saint-Gobain Produtos Para Construção, Renato Holzeim destaca os impactos da nova ampliação da Brasilit Recife, após a expansão concluída em 2012. “Esse avanço traduz o DNA do grupo que há quase 360 anos está em constante evolução para atender as necessidades do setor, buscando sempre oferecer um portfólio completo e de excelência”, ressalta.
“Temos muito orgulho em trazer maior avanço para o estado e para Recife, principalmente para o bairro da Várzea, que hoje já é conhecido como o famoso bairro Brasilit”, acrescenta.
Com esse projeto, a Saint Gobain espera que a marca Brasilit ganhe ainda mais destaque na produção nacional em telhas de fibrocimento e soluções leves e sustentáveis de construção a seco de paredes, pisos e fachadas.
Em sua estratégia para manter a Brasilit entre as líderes do mercado brasileiro, a Saint Gobain também inaugurou, em abril passado, sua mais nova fábrica, localizada em Abadiânia (GO). A unidade, que recebeu investimentos de R$ 100 milhões, tem capacidade para 100 mil toneladas de produtos/ano e gera 200 empregos, entre diretos e indiretos.
Quem é a Brasilit no mercado de material de construção?
Fundada em 1939 e pioneira em fibrocimento no país, a Brasilit é referência nacional no setor de material de construção. Reconhecida pela qualidade e inovação em soluções para cobertura e construção industrializada, a marca, além das fábricas no Recife e Abadiânia, conta com unidades fabris em Belém (PA), Capivari (SP), Esteio (RS) e Jacareí (SP). Esse parque fabril atende ao mercado interno e exporta parte da produção para diversos países.
Saiba mais sobre a Saint-Gobain
Líder global em construção leve e sustentável, a francesa Saint-Gobain projeta, fábrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. O grupo, que faturou € 44,2 bilhões em 2021, emprega 167 mil pessoas em operações localizadas em 76 países. No Brasil, o grupo possui 59 fábricas, 52 centros de distribuição, 3 mineradoras, 78 lojas, 6 escritórios e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.
A divisão Saint-Gobain Produtos Para Construção no Brasil reúne em seu portfólio cinco marcas – Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon – que fornecem soluções completas para todas as necessidades construtivas, da fundação ao telhado.
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