
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária em vigor no mês de dezembro será amarela, o que representa redução na cobrança extra nas contas de luz. Em novembro, esteve em vigor a bandeira vermelha patamar 1, com custo adicional de R$ 3,97 por 100 quilowatts-hora (kWh). Com a nova sinalização, a cobrança será de R$ 1,88 a cada 100 kWh, uma queda de mais de 50%.
Segundo a Aneel, a mudança reflete melhora nas condições de geração elétrica, com menor custo marginal de operação, redução da dependência de usinas térmicas e expectativa de melhora no regime de chuvas. A agência destacou que, mesmo com níveis ainda baixos em alguns reservatórios, o sistema opera com equilíbrio e não há risco de desabastecimento.
Redução ocorre após aumento do consumo e uso de térmicas
A bandeira vermelha havia sido acionada em novembro por causa do aumento no consumo — impulsionado por altas temperaturas — e do uso mais intenso de usinas térmicas, com custo de geração mais elevado. A decisão de agora indica cenário mais favorável para o mês de dezembro, embora ainda exija atenção com o uso racional de energia.
O sistema de bandeiras tarifárias serve como um mecanismo de transparência para os consumidores, sinalizando os custos reais da geração elétrica e permitindo ajustes mensais conforme as condições operacionais.
Sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz
O modelo de sinalização tarifária da Aneel prevê quatro categorias:
- Verde: sem cobrança adicional;
- Amarela: R$ 1,88 por 100 kWh;
- Vermelha patamar 1: R$ 3,97 por 100 kWh;
- Vermelha patamar 2: R$ 9,49 por 100 kWh.
A expectativa da agência é de que, mantidas as condições atuais de geração e o padrão de chuvas, não haja necessidade de retorno às bandeiras vermelhas no curto prazo. A próxima definição será divulgada no final de dezembro.
Leia mais: Black Friday: NE gasta menos, parcela mais e sofre com fraudes










