Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Irrigação mais barata com solar e baterias

O Grupo MTR Solar tem uma solução de usinas solares com grandes baterias que diminui a conta de luz da irrigação
O uso das grandes baterias junto com as usinas solares reduzem em até 70% os custos com a conta de energia. Foto: MTR BESS/Divulgação

O Grupo MTR Solar está oferecendo uma solução que pode resultar numa economia, em média, de até 70% na conta de luz de uma empresa que usa a irrigação nos seus plantios. A solução combina a implantação de usinas solares com inversores híbridos, criando microrredes locais, e inclui também o armazenamento da energia em grandes baterias, tipo Battery Energy Srtorage System (BESS).

“Além da economia na conta de energia, a solução traz a segurança energética, permitindo que as fazendas operem de forma contínua, independentemente das redes elétricas convencionais, assegurando maior estabilidade e eficiência nas operações”, resume o diretor da MTR BESS, Merivaldo Brito. Ele argumenta também que a economia, da ordem de 70%, ocorre quando a empresa troca o diesel – usado no gerador de energia – pela mesma solução. Muitas empresas agrícolas estão em locais onde o fornecimento de energia não tem muita qualidade, restringindo a adoção de tecnologias avançadas, como sistemas de irrigação automatizados e mecanização.

“No Ceará, uma fazenda de camarão trocou o diesel pela solução e conseguiu uma economia de 80%. Quando a empresa ficava sem energia, perdia a produção, porque deixava de ser feita a oxigenação da água. E muitas vezes o gerador diesel falhava”, comenta Merivaldo. Ele acredita que a solução vendida pela empresa vai preencher um vácuo de infraestrutura que limita o transporte da energia nas redes de distribuição e transmissão.

Segundo Merivaldo, a solução de microrredes pode ser usada para sistemas comerciais, residenciais, industriais e agronegócio. “O armazenamento vai ser muito bom aqui pro pessoal que gera energia, tanto solar como eólica”, diz. Atualmente, muitas geradoras eólica e solares têm cortes de geração definidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), por vários motivos, incluindo a falta de linhas de transmissão para transportar mais energia do Nordeste para o Sudeste.

- Publicidade -

As baterias são moduláveis e o tamanho delas varia de acordo com a quantidade de energia necessária ao armazenamento e o tempo de uso desta energia. “Qualquer consumidor pode ter esse sistema de armazenamento de acordo com a Lei 14.300 de 2022”, diz Merivaldo.

Parceria da MTR com a GoodWe

A MTR Solar é uma empresa nacional que fabrica equipamentos para usinas solares como rastreadores solares (trackers), skids e eletrocentros, todos usados em usinas solares. Os trackers fazem as placas fotovoltaicas se inclinarem para absorverem mais radiação solar. A empresa tem 15 anos de atuação no setor fotovoltaico com sede em Alphaville, na cidade de Barueri em São Paulo.

A MTR Solar participou diretamente da construção de 1.200 usinas solares. No ano passado, a companhia inaugurou o complexo fabril de energia solar em Juiz de Fora, em Minas Gerais, implantado numa área de 38 mil metros quadrados.

A empresa chinesa GoodWe é a fornecedora das grandes baterias usadas no MTR BESS. A GoodWe tem duas fábricas na China e uma no Vietnã, distribuindo os seus produtos para mais de 100 países.

Leia também

Fundo de R$ 150 milhões vai impulsionar startups no Nordeste

Polo Automotivo do Ceará começa a contratar mão de obra a partir de julho

NE tem melhor restaurante do Brasil e mais 14 entre os 100 mais da Exame

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -