- Publicidade -

Novas unidades do Minha Casa, Minha Vida terão placas de energia solar

Projeto foi lançado em Belo Horizonte. Primeira fase vai beneficiar 500 mil residências com placas de energia solar
- Publicidade -
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira enerhgia solar
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fizeram anúncio em Belo Hortizonte das placas solares nos projetos do Minha Casa, Minha Vida. Foto: Uarlei Valério/MME

O governo federal vai investir R$ 3 bilhões no Luz Para Todos Minha Casa, Minha Vida, que vai instalar placas fotovoltaicas em 500 mil unidades consumidoras em todo o país. O lançamento do projeto ocorreu nesta sexta-feira (28) em Belo Horizonte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e das Cidades, Jader Filho. Minas Gerais será contemplada na primeira fase das obras, beneficiando cerca de 16 mil famílias em 40 municípios de diversas regiões do estado.

O projeto vai levar energia limpa e renovável às moradias contempladas no programa habitacional. “A partir de hoje, o Minha Casa Minha Vida se une ao Luz Para Todos, é a união da sustentabilidade. Vamos instalar placas solares nas residências do programa, reduzindo a conta de energia das famílias de baixa renda. Esta é a transição energética na prática, levando energia limpa e renovável e combatendo a pobreza energética, levando resultados diretamente na vida das pessoas”, afirmou Alexandre Silveira.

Energia solar nas residências

Em julho do ano passado, a fonte foi incluída no Minha Casa, Minha Vida com a sanção da Lei 14.620/2023 – que recriou o programa habitacional no lugar do programa Minha Casa Verde e Amarela, trazendo incentivos para a energia solar.

Além de estimular o uso da energia solar, o novo Minha Casa, Minha Vida prevê que consumidores que gerem a própria energia e façam parte do Cadastro Único para Programas Sociais terão redução de pelo menos 50% no custo de disponibilidade.

Silveira também apresentou, em Belo Horizonte, o Circuito Mineiro de Investimentos em Transição Energética, que prevê R$ 58 bilhões em diversas áreas.

“São ações e investimentos no setor elétrico, nos biocombustíveis, na mineração sustentável e no gás. Minas Gerais tem tudo para se destacar na transição energética e ser um exemplo para o país. Nosso estado possui a maior capacidade instalada para geração de energia solar do Brasil. Quase um terço de todo o potencial está aqui, em terras mineiras”, afirmou o ministro de Minas e Energia.

Leia mais: Crise das eólicas: após 2,5 mil demissões, setor pede socorro

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -