A Eletrobras lançou, nesta quinta-feira (25) no Porto Digital, o Polo Nordeste Innovation Grid, ferramenta de atração e indução de iniciativas inovadoras que atendam às demandas corporativas da Empresa. A Eletrobras é dona da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que tem sede no Recife. Ambas as empresas investem pesado em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) tão necessários num setor que precisa ser competitivo.
No evento, o vice-presidente executivo de Inovação, P&D, Digital e TI, Juliano Dantas, abordou a força das conexões já formadas entre a Chesf e atores de inovação na região Nordeste. “Várias conexões já existiam, entre a Eletrobras Chesf e outras unidades de inovação locais e de outros Estados da região, mas o que mudou agora foi a escala: a Eletrobras agora se apresenta com uma escalabilidade de inovação para todo o sistema nacional e internacionalmente. Essa é a grande mudança, uma potência que essa nova empresa traz agora.”
A Eletrobras pretende ter vários polos de inovação no País. Para o presidente da Chesf, João Henrique Franklin, este é um projeto estratégico para a empresa. “A nossa intenção é ser uma plataforma de relacionamento e a partir deste relacionamento vamos agregar soluções para o Grupo Eletrobras. Também queremos agregar valor para as empresas que estarão junto conosco neste projeto”, resumiu. Para ele, “lançar esse polo tem uma representatividade grande pelo que o Nordeste é hoje como exportador de energia para o restante do país”.
O parceiro da Eletrobras na região é um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, o Porto Digital, que possui 415 empresas e instituições associadas, mais de 18 mil colaboradores e registrou um faturamento de R$ 5,4 bilhões em 2023. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, falou da importância da parceria entre a Eletrobras Chesf e o Porto no processo de “transformação da cidade e da periferia do Recife, promovendo inclusão social através da inovação”.
O evento contou com a participação da secretária em exercício Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Teresa Maciel, do secretário municipal de Transformação da Cidade do Recife, Rafael Figueiredo, representantes da academia, dos institutos de tecnologia do Nordeste,
professores, pesquisadores e estudantes.
Plataforma de Inovação
Um dos objetivos da plataforma é encontrar soluções tecnológicas que contribuam para a transição energética, a sustentabilidade e a competitividade da Eletrobras. O Innovation Grid é uma plataforma que promove inovação aberta e colaborativa, fazendo a identificação e o engajamento de parceiros qualificados que possam acelerar a inovação na companhia.
A plataforma é composta por três módulos: PowerUp, com objetivo de identificar e testar de forma rápida soluções maduras existentes no ecossistema de inovação; Spark, que estabelece conexões com estudantes para criar inovações, promover a imagem corporativa e identificar talentos; e Tech Partnerships, que vai atuar no desenvolvimento de soluções tecnológicas de fronteira com o ecossistema de inovação, que podem resultar em novos caminhos para negócios e oportunidades de mercado.
A plataforma vai oferecer aos parceiros do ecossistema de inovação nacional a possibilidade de se relacionar com a Eletrobras, desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I), além de receber suporte e mentoria de especialistas no setor elétrico e realizar negócios com a maior empresa do setor elétrico da América Latina.
*Com informações da Eletrobras e da Chesf
Leia também
Porto Digital alcança R$ 5,4 bi de faturamento e avança para quebrar mais recordes