O Banco Mundial e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste vão anunciar nesta segunda-feira (25), uma parceria que visa fomentar o desenvolvimento dos estados que compõem aquela região do Brasil. O consórcio é formado pelos governos dos nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A parceria será por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento que visa o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde que torne a Região um hub mundial desta fonte de energia. Além disso, o acordo celebrado entre os dois entes busca construir novas cadeias de valor nos estados transformando o Nordeste no polo da economia verde.
Os objetivos
Com isso, os estados desejam desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga. Além disso, querem explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento. O consórcio também quer estimular a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, o desenvolvimento de plataformas digitais, melhores práticas em segurança cibernética e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais.
“Este MOU que estamos assinando reflete nosso firme compromisso de cooperar com o desenvolvimento dos estados do nordeste brasileiro em quatro áreas chaves: transição energética, principalmente o desenvolvimento de hidrogênio verde e geração eólica offshore; engajamento comunitário; preservação da Caatinga; e desenvolvimento digital”, disse o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt. “Esperamos que este seja apenas o primeiro passo de um relacionamento de longo prazo”, completou.
“O Nordeste será o grande produtor de hidrogênio verde no mundo, já temos grandes investimentos em energias solar e eólica e vários empreendimentos que iniciarão suas atividades nos próximos anos. Essa parceria promoverá a troca de experiência, além de suporte técnico a projetos que contribuirão com o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo.
O Banco Mundial e os integrantes do consórcio compartilharão conhecimentos, ideias e lições aprendidas. Além disso, reunirão esforços e conhecimentos especializados, colaborando na organização e execução de projetos e/ou pesquisas, e avaliando periodicamente a eficácia do trabalho.
Estarão presentes no evento, o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevedo; o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt; além dos demais governadores da Região.
Leia também:
Gleisi Hoffman diz que é “inevitável alianças com direita” e quer a vice de João Campos em 2024
João Campos consolida nova aliança e torna Antônio Coelho secretário de Turismo do Recife
Gleisi Hoffman diz que é “inevitável alianças com direita” e quer a vice de João Campos em 2024
Humberto e Túlio premiados no prêmio Congresso em Foco como melhores parlamentares do NE
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman cederá coletiva nesta sexta de olho em 2024
Gleisi Hoffmann vem a PE nesta sexta e sábado para encontro com aliados e filiação de Elias Gomes ao PT
Os 3 senadores e desembargador recebem a principal comenda do TJPE