Não foi uma mera falta de energia tão comum no Brasil. O apagão atingiu 25 Estados e o Distrito Federal, começando às 8h31. A energia foi reestabelecida para grande parte do País por volta das 9h30m. O serviço será energia reestabelecido aos poucos e por isso há lugares que vão demorar mais pra voltar ao normal. O abastecimento já foi normalizado no Sudeste e Centro-Oeste do País.
Somente o Estado Roraima não foi atingido pelo apagão, porque é um sistema isolado e não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Extra-oficialmente, circulou que o problema que causou o apagão ocorreu numa linha de distribuição na cidade de Imperatriz, no Maranhão.
Em Pernambuco, 35% das cargas foram afetadas em todas as regiões do Estado, segundo informações da Neoenergia, que informou também que “a ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e foi concluído às 10h37. A. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo ONS”.
Na Bahia, o apagão atingiu mais de 400 dos 417 municípios daquele Estado e paralisou o metrô de Salvador.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) é responsável pela gestão do Sistema Interligado Nacional que abastece 99% do País. Em nota, a ONS informou que a “ocorrência no SIN interrompeu 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.
Ainda de acordo com o ONS, “às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”.
Segundo o ONS, as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi concluídas nas regiões Sul e Sudeste, como informou à ONS às 10h09m.
Às 10h45m, foram recompostos 13,5mil e as regiões Norte e Nordeste tinham, respectivamente, 30% e 70% do serviço reestabelecido, segundo informações do ONS. Ambas as regiões foram mais atingidos pelo apagão.
Extra-oficialmente, circulou que o problema que causou o apagão ocorreu numa linha de transmissa
Leia também
Apagão de energia no litoral de Alagoas afeta cidades turísticas