O Ceará está avançando na atração de investimentos no setor de gás para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Só esta semana, a governadora Izolda Cela, recebeu duas importantes visitas no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado: o presidente da Supergasbrás, Júlio Cardoso, na quinta (19), e executivos da Shell e do Consórcio Portocem (Ponte Nova Energia e Ceiba Energy), na sexta (20), para tratarem dos projetos anunciados este ano.
O consórcio que em janeiro venceu o leilão para implantação de usina termelétrica a gás natural na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), irá investir R$ 4,2 bilhões na construção do emprendimento, devendo gerar mais de três mil empregos diretos durante as obras. A unidade terá uma potência de 1.571 MW, podendo atender outros estados além do Ceará.
A americana Ceiba, que detém, desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina, fornecerá o gás para a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e a Shell ficará responsável pelo suprimento do insumo para a usina.
Já a Supergasbrás assinou, em março passado, um pré-contrato para construção de um terminal de armazenamento e transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP), com capacidade para 43 mil toneladas. O investimento, de R$ 920 milhões, deverá movimentar 450 mil toneladas por ano, trazendo gás dos Estados Unidos para distribuição no Ceará e outros estados do Nordeste.
Antes da audiência com a governadora, os executivos visitaram as instalações do terminal portuário do Pecém, onde demonstraram reciprocidade para a evolução e concretização do terminal. “Foi muito bom ter vindo ao Ceará para conhecer pessoalmente tudo o que o estado vem desenvolvendo. A parceria e o comprometimento do time do Complexo do Pecém são muito importantes para que possamos seguir avançando no desenvolvimento desse projeto. Já consideramos esse terminal de GLP uma realidade”, declarou Júlio Cardoso.
Para a governadora, eles mostraram que acreditam na força do Ceará na atração, de oportunidades para grandes empresas como a Supergasbras. “Por isso, reafirmamos o nosso compromisso em contribuir com a vinda desse equipamento para expandir e fortalecer nossa economia”, enfatizou Izolda Cela
Também participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais e Contratos da Supergasbrás, Ricardo Tonietto, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior; a secretária Executiva da Indústria do Ceará, Roseane Medeiros; e o vice-presidente Financeiro do Complexo do Pecém (CIPP S/A), George Braga.
Leia também: