A Zamp (ZAMP3), controladora de redes como Burger King e Popeyes no Brasil, anunciou um acordo estratégico com a Subway International para expandir suas operações como master franqueada da rede norte-americana de sanduíches. O acordo, que ainda aguarda aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), permite à Zamp gerenciar subfranqueados, fornecedores e abrir restaurantes próprios da Subway, que tem mais de 1.600 unidades abertas e em operação.
Esse movimento marca uma fase de consolidação para a Zamp, especialmente no Nordeste, onde a rede de fast food já conta com uma presença relevante. A empresa, que recentemente adquiriu as operações do Starbucks no Brasil, está empenhada em aumentar sua fatia no mercado de alimentação rápida, estimulando o crescimento da economia regional.
A Subway, até dezembro de 2023, era gerida pela Southrock, grupo que enfrentava dificuldades financeiras e entrou em recuperação judicial. Desde então, a Subway International retomou o controle e agora, com a Zamp à frente, a expectativa é de maior eficiência operacional e expansão no mercado brasileiro.
Subway no portfólio
A entrada da Zamp como master franqueada da Subway também reflete sua estratégia de diversificação, agregando uma marca globalmente reconhecida ao seu portfólio. Com o apoio do fundo soberano Mubadala, seu principal acionista, a Zamp vem consolidando sua posição como uma das principais operadoras de fast food no Brasil.
A Subway é uma rede norte-americana de restaurantes fast food, com especialidade em vendas de sanduíches e saladas. Foi fundada em 1965 por Fred De Luca e Peter Buck. É considerada a rede de franquias que cresceu mais depressa no mundo, com mais de 44 mil restaurantes espalhados por 98 países.
Leia mais: Com novo operador, Starbucks pode retomar desembarque no NE