Varejo pernambucano com boas expectativas para Black Friday

Por Juliana Albuquerque Com o avanço da vacinação e retomada total das atividades econômicas, a edição 2021 da Black Friday deve ser de boas vendas para o varejo pernambucano. Segundo sondagem da Federação do Comércio Varejista de Pernambuco (Fecomércio-PE), a estimativa de variação das vendas para o Black Friday de 2021 é de 14,7% entre […]

Por Juliana Albuquerque

Vendas no e-commerce do home center devem ser 30% maior que em 2020

Com o avanço da vacinação e retomada total das atividades econômicas, a edição 2021 da Black Friday deve ser de boas vendas para o varejo pernambucano. Segundo sondagem da Federação do Comércio Varejista de Pernambuco (Fecomércio-PE), a estimativa de variação das vendas para o Black Friday de 2021 é de 14,7% entre os estabelecimentos do comércio tradicional e de 15,7% entre os estabelecimentos dos shoppings centers.

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Marco Motta: Black Friday é última oportunidade de ter os melhores preços este ano – Foto: divulgação

“A expectativa é muito boa para este ano. O primeiro semestre foi ótimo, já o terceiro trimestre não foi tão bom e percebemos uma retenção do consumo, com as pessoas aguardando a primeira oportunidade para voltar a comprar com preços melhores e mais competitivos. Esta será a última grande oportunidade promovida pelo varejo, neste ano, para se adquirir produtos e serviços com preços e condições especiais”, diz o superintendente do Paulista North Way Shopping, Marco Motta.

Segundo ele, os lojistas do centro de compras, localizado na cidade do Paulista, no Grande Recife, estão animados com a movimentação e o aumento do faturamento desta sexta (26), que ganhará uma hora a mais de funcionamento do mall, fechando às 23h. “A estimativa é de crescimento entre 3% e 5% sobre as vendas da Black Friday de 2020, quando o comércio já havia retomado as vendas e horários da pré-pandemia”, completa Motta.

No home center Ferreira Costa, que está promovendo cortes nos preços de até 70%, a expectativa também é positiva para o período. “O objetivo é vender igual ao ano passado. No final de 2020, a economia teve um aquecimento grande, devido ao consumo represado. Muitas pessoas em casa, investindo no lar”, afirma o gerente de compras da Ferreira Costa, Nivaldo Marques.

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Para Anísio Pintor, os três dias de promoções correspondem ao faturamento de todo o mês de novembro da distribuidora

Diferente de muitas operações do comércio tradicional, que se beneficiam com a retomada das atividades presenciais, o home center acredita em um faturamento maior no digital na Black Friday deste ano.

“Nos últimos seis meses, nosso e-commerce cresceu acompanhando o comportamento de compra mais digital das pessoas que estavam em casa. Nossa expectativa para esta Black Friday é chegar a 30% de crescimento comparado ao ano passado”, ressalta Flávia Chiba, gerente de e-commerce da Ferreira Costa.

Com operações no Recife e em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o empresário Anísio Henrique Pintor, da AP Bebidas, segunda maior distribuidora de Pernambuco, aposta em redução no preço absoluto dos produtos para garantir as vendas de quarta (24) à sexta (26).

“Daremos descontos no preço final que variam entre 25% e 40%. Não à toa, o nosso faturamento nos dias promocionais da Black Friday corresponde a 60% do faturamento de todo o mês de novembro”, revela o empresário.

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