A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o Peiex Agro Frutas, nesta quarta-feira (17) em Juazeiro (BA), vizinha a Petrolina (PE), importante região produtora de frutas no país. A versão voltada para o Agronegócio faz parte do Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil (Peiex) – que atende empresas de todos os portes e setores.
Segundo a agência, em função do potencial de algumas áreas específicas da agricultura, como é o caso das frutas, haverá uma atenção especial por meio de atendimento online, gratuito e customizado.
O Peiex Agro irá qualificar até 50 produtores e empresas para a exportação de frutas.
O diretor de negócios da ApexBrasil, Lucas Fiúza, explica que o empreendedor aprende todos os passos para ser um exportador, como as exigências dos diversos mercados, certificações e até processos internos da própria empresa, incluindo sistemas de gerenciamento e análise de embalagens de produtos.
“É muito válido para todos que participam, eles conseguem queimar muitas etapas, onde perderiam muito tempo, errando sozinhos, se não tivessem este tipo de informação”, disse.
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) será parceira da implantação do Peiex Agro Frutas pelo Núcleo Peiex Petrolina, executado em convênio com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-PE (Facape).
Junto com a Abrafrutas, a ApexBrasil irá investir mais de R$ 9 milhões em ações para promoção do produto nacional no exterior, com a renovação do convênio do Projeto Setorial Frutas do Brasil até 2024. Do total dos recursos, 51% serão investidos pela ApexBrasil e 49% pela Abrafrutas.
O projeto tem como objetivo promover as exportações de frutas brasileiras com ações direcionadas a mercados estratégicos, fortalecendo a imagem do setor e apoiando os exportadores na participação de feiras, rodadas de negócio e eventos internacionais. É realizado em parceria entre as duas instituições, desde 2014.
“É um convênio muito importante para o setor, que emprega 5 milhões de brasileiros, e já é um parceiro de sucesso da Apex. Esse tipo de convênio, que agora está se conectando com o Peiex, é determinante não somente para que possamos promover os nossos produtos, abrir novos mercados, mas também qualificar todas as empresas e produtores”, destacou Lucas Fiúza.
O Brasil tem condições climáticas favoráveis que possibilitam a boa produtividade de frutas com diversidade o ano todo, o que abre janelas de exportação para diversos países. Atualmente, o país é o terceiro maior produtor mundial de frutas e o 24º exportador. As principais frutas exportadas são manga, melão e uva.
A União Europeia é o destino de cerca de 58% desses produtos; 15% vão para o Reino Unido e 12% para os Estados Unidos. Em 2021, o Brasil enviou para o mercado internacional cerca de 1,2 milhão de toneladas de frutas, 18% a mais em volume registrado no ano anterior. O faturamento do setor, no ano passado, foi de US$ 1,060 bilhão de dólares – um crescimento de 20% comparado a 2020.
Leia também:
Fruticultura do Vale do São Francisco pode entrar em colapso devido às chuvas