- Publicidade -

RN terá terceiro poço exploratório da Petrobras, previsto para janeiro

Novo poço está a 52 km da costa potiguar e a mais de 2 mil metros de profundidade; sonda depende de autorização do Ibama, informou a Petrobras
- Publicidade -
navio-sonda Petrobras Rio Grande do Norte
A perfuração do poço Mãe Ouro dá continuidade ao programa de investimentos da Petrobras na Margem Equatorial. Foto: André Ribeiro/Agência Brasil

A Petrobras irá perfurar, em janeiro, o terceiro poço exploratório em águas profundas da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. Batizado de Mãe Ouro, o poço está localizado a 52 km da costa e a mais de 2 mil metros de profundidade, e depende apenas da anuência do Ibama para a chegada da sonda. O anúncio foi feito pela presidente da companhia, Magda Chambriard, à governadora Fátima Bezerra, em encontro realizado na última sexta-feira (22).

Segundo a Petrobras, os levantamentos sísmicos já realizados apontam forte potencial de descoberta de petróleo, o que poderá viabilizar a formação de um cluster de produção offshore no estado. A perfuração do poço Mãe Ouro dá continuidade ao programa de investimentos da companhia na Margem Equatorial, considerada estratégica para a expansão das reservas nacionais.

Outros poços na região

Na mesma área já foram perfurados os poços Pitu Oeste e Anhangá, situados nos blocos BM-POT-17 e POT-M-762. Ambos estão em fase de análise de viabilidade técnico-comercial e integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Os resultados dessas avaliações, somados aos dados obtidos no Mãe Ouro, serão determinantes para a apresentação de um Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Se os estudos confirmarem viabilidade econômica, a etapa seguinte será o plano de desenvolvimento da produção, definindo infraestrutura, cronograma de investimentos e capacidade de extração. Esse processo envolverá estudos ambientais, consultas públicas e integração com a cadeia de fornecedores locais.

Repercussão no estado

“Estamos muito felizes com essa notícia de novos investimentos da Petrobras na Bacia Potiguar. A perfuração desse terceiro poço sinaliza o compromisso da companhia em desenvolver a exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial, trazendo grande potencial de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte, com geração de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, as chances de novas descobertas no poço Mãe Ouro são altamente promissoras, abrindo caminho para a consolidação de um cluster de produção offshore no estado.

Agenda da Petrobras no RN

Durante o encontro, também foi definida a visita da presidente Magda Chambriard ao Rio Grande do Norte em outubro, quando serão discutidos novos investimentos e parcerias estratégicas. A agenda incluiu ainda reunião entre a governadora e o gerente de Comunicação e Patrocínio da Petrobras, Luiz Fernando, para tratar de projetos sociais e culturais apoiados pela companhia no estado.

Leia mais: Novo estaleiro e estudo da FGV impulsionam polo naval em Sergipe

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -