
O trio elétrico de Armandinho e Irmãos Macedo entrou para a história ao ser puxado por um caminhão movido a gás natural liquefeito (GNL) no Carnaval de Salvador num desfile que ocorreu no domingo de Carnaval e marcou o aniversário de 75 anos da criação do trio elétrico na capital baiana. A iniciativa contribuiu para reduzir as emissões de poluentes e gases que provocam o aquecimento global, sendo uma parceria entre a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Eneva e VirtuGNL.
Para o diretor presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, trocar o diesel pelo gás natural no cavalinho que puxa o trio, reduz em quase 40% as emissões de carbono e elimina, praticamente, toda a poluição particulada no ar. Ele lembrou também que a substituição gera economia, “já que 28% do diesel consumido no Brasil é importado, impactando nossa balança comercial”.
O mais interesssante é que isso acena para um futuro mais sustentável com menos uso do diesel, que é mais poluente. Segundo a gerente de Trading de Combustíveis da Eneva, Lucy Rosado, o projeto demonstrou que é possível ter veículos de longa distância transitando com um combustível menos poluente, mostrando “que podemos ter uma transição energética mais segura e sustentável”.
A diretora Técnica e Comercial da Bahiagás, Larisse Stelitano, anunciou que a Companhia vai lançar, ainda este ano, um programa de incentivo ao gás natural para o setor automotivo, incluindo o GNL para veículos pesados. “Já mapeamos todas as condições para viabilizar os corredores sustentáveis no estado da Bahia, e ainda este ano lançaremos essa iniciativa para toda a cadeia do setor”.
O impacto positivo do uso do GNL no transporte foi destacado pelo fundador da VirtuGNL, José de Moura Jr. “A VirtuGNL tem o compromisso de viabilizar soluções sustentáveis para o transporte pesado no Brasil. Trazer essa tecnologia para o maior Carnaval de rua do mundo demonstra que a transição energética é viável e benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia”, argumentou.
Em apenas um dia de folia, o trio elétrico utilizou apenas 15% da capacidade máxima do tanque de GNL, mantendo uma autonomia de 85%, incluindo a distância percorrida no deslocamento entre o Parque de Exposições e a Barra, onde ocorre o desfile. O trio movido a GNL desfilou no Carnaval da Bahia 2025 em apenas um dia de folia. Com o êxito do projeto, novidades estão reservadas para 2026.

As parceiras do projeto do GNL no trio elétrico
A Bahiagás é uma empresa de economia mista, administrada pelo Governo da Bahia e com a Mitsui Gás e Energia do Brasil como acionista. Com 30 anos de existência, a distribuidora desenvolve ações voltadas para a interiorização e massificação do consumo do gás natural, atendendo indústrias, comércios, residências, veículos e termelétricas.
Já a Eneva atua na exploração, produção e no fornecimento de energia, operando 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km². Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia.
E, por último, a VirtuGNL é uma empresa brasileira especializada na descarbonização da logística de longa distância por meio do uso de Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível alternativo ao diesel. A companhia busca reduzir as emissões de CO₂ em até 20% e de NOx em até 90% através da utilização de caminhões movidos a GNL.
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