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Rival da Havanna, produtora de alfajor Cachafaz vai abrir 10 lojas no Nordeste

Investimento previsto é de R$ 9 milhões na instalação de pontos comerciais nas principais cidades brasileiras
Marca argentina Cachafaz pretende abrir 16 lojas no Brasil, sendo que metade delas ficará em estados da região Nordeste / Foto: Divulgação

Depois de inaugurar sua primeira loja no Brasil em Fortaleza, no Shopping Iguatemi Bosque, a marca argentina de alfajor Cachafaz pretende abrir mais 18 unidades no país, sendo mais da metade delas no Nordeste. Serão três novas na capital cearense e outras seis na região (Salvador, Recife, Aracaju e Maceió, além de duas em Natal). O investimento total será de R$ 9 milhões.

Criada em 2001 pelos irmãos Leonardo, Javier e Gastón Alcaraz, a Cachafaz surgiu em Buenos Aires como uma empresa familiar que investiu na tradicional iguaria conhecida pelo formato redondo, composto por biscoitos recheados com doce de leite.

A história teria começado com a mãe deles, Marta, que começou a preparar, em sua cozinha doméstica, no bairro de Liniers, na capital argentina, alfajores de maizena. A produção depois se expandiu com outros sabores e produtos, como biscoitos integrais e barras de arroz.

A origem de Cachafaz

O nombre “Cachafaz” é uma referência ao dançarino Ovidio José Bianquet, que chegou a participar do filme “Tango”, de 1933. Era um personagem favorito do Alcaraz pai, além de ser também o apelido de um dos irmãos.

O grupo chegou aos Estados Unidos em 2016, com a inauguração de uma fábrica e loja própria em Miami, na Flórida. Também marcou presença nos mercados do Chile e da Espanha.

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O desembarque no Brasil se dá depois da ampliação da fábrica, que passou a ter capacidade de produzir 800 toneladas de produtos. O investimento de US$ 2 milhões, financiado pelo Banco Argentino de Desenvolvimento (BICE), possibilitou um incremento de 80% na oferta de doces que rivalizam com a Havanna, já consolidada como marca de alfajor no Brasil.

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