Depois de inaugurar sua primeira loja no Brasil em Fortaleza, no Shopping Iguatemi Bosque, a marca argentina de alfajor Cachafaz pretende abrir mais 18 unidades no país, sendo mais da metade delas no Nordeste. Serão três novas na capital cearense e outras seis na região (Salvador, Recife, Aracaju e Maceió, além de duas em Natal). O investimento total será de R$ 9 milhões.
Criada em 2001 pelos irmãos Leonardo, Javier e Gastón Alcaraz, a Cachafaz surgiu em Buenos Aires como uma empresa familiar que investiu na tradicional iguaria conhecida pelo formato redondo, composto por biscoitos recheados com doce de leite.
A história teria começado com a mãe deles, Marta, que começou a preparar, em sua cozinha doméstica, no bairro de Liniers, na capital argentina, alfajores de maizena. A produção depois se expandiu com outros sabores e produtos, como biscoitos integrais e barras de arroz.
A origem de Cachafaz
O nombre “Cachafaz” é uma referência ao dançarino Ovidio José Bianquet, que chegou a participar do filme “Tango”, de 1933. Era um personagem favorito do Alcaraz pai, além de ser também o apelido de um dos irmãos.
O grupo chegou aos Estados Unidos em 2016, com a inauguração de uma fábrica e loja própria em Miami, na Flórida. Também marcou presença nos mercados do Chile e da Espanha.
O desembarque no Brasil se dá depois da ampliação da fábrica, que passou a ter capacidade de produzir 800 toneladas de produtos. O investimento de US$ 2 milhões, financiado pelo Banco Argentino de Desenvolvimento (BICE), possibilitou um incremento de 80% na oferta de doces que rivalizam com a Havanna, já consolidada como marca de alfajor no Brasil.
Leia mais: Criadora do chocolate rosa, Barry Callebaut inaugura CD em Maceió