O Assaí Atacadista registrou um aumento de 41% nas pessoas trans entre colaboradores(as) em todo o país já no início deste ano. O indicador tem como base a opção autodeclarada pelo uso de crachá social e considera o primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Já no comparativo anual entre 2022 e 2021 o aumento foi ainda mais expressivo: mais de 48%.
O crescimento está alinhado com as ações da Companhia para a valorização da diversidade. A empresa tem uma parceria com a TransEmpregos para conectar mais profissionais trans a oportunidades de trabalho. O Assaí também é signatário do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e patrocinadora da Feira DiverS/A, além de ser uma das empresas apoiadoras da 5ª edição da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo.
Iniciativas
As iniciativas fazem parte do Programa de Diversidade do Assaí. São cinco temas prioritários: Raça, LGBTQIA+, Equidade de Gênero, Pessoa com Deficiência e Gerações. Ainda conta com diversas ações para a promoção da inclusão, respeito e valorização a todas as pessoas, além de combater quaisquer atitudes que levam a violência e discriminação.
Especificamente na promoção dos direitos LGBTQIA+, dentre as ações lideradas pela Companhia estão: a isonomia em todos os benefícios, a disponibilização do crachá social e o uso do banheiro conforme a identidade de gênero; além de oferecer diferentes recursos como treinamentos, Guias Inclusivos e uma trilha exclusiva sobre como as pessoas podem se nos tornar Aliados do tema e ter atitudes que combatam a LGBTfobia, disponibilizados na Universidade Assaí – plataforma de educação e desenvolvimento exclusiva para os(as) colaboradores(as) do Atacadista.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” pelo Prêmio Valor 1000. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral).
Leia também:
Programa de distribuição gratuita de absorventes é aprovado pela Alepe
Sindicatos dos petroleiros apoiam greve desta terça contra a venda da Lubnor
Reforma tributária será votada no início de julho, prevê Arthur Lira
Comissão do Senado aprova relatório do novo arcabouço fiscal
Revitalização da BR-407/PE e outras obras terão R$ 576 milhões de investimentos em rodovias
Transnordestina será incluída em programa de investimento federal
Governo do RN e empresa chinesa fecham investimento de R$2,5 bi em energia solar
Petrobras reinaugura sede em Natal e lança centro de energia eólica