Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

O 5G chega em Salvador, na Bahia. Veja os bairros que terão o serviço

Bahia
Salvador terá pelo menos 77 bairros com o 5G a partir desta terça-feira (16). / Foto: Pixabay

A TIM ativa, nesta terça-feira(16), a primeira rede 5G Standalone (SA) de Salvador, logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na capital baiana já conta com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. A tecnologia estará disponível inicialmente em 77 bairros, incluindo: Brotas, Pituba, Rio Vermelho, Stiep, Parque Bela Vista, Armação, Barra, Caminho das Árvores, Costa Azul, Federação, Engenho Velho da Federação, Jardim Placaford, Matatu, Nazaré, Santa Teresa, Patamares, São Marcos, Amaralina, Barbalho, entre outros. Os clientes que têm aparelhos compatíveis com o 5G não precisam trocar o seu chip.

A capital baiana é a segunda do Nordeste a receber a rede 5G SA da TIM. A primeira foi João Pessoa, que ativou o sinal no dia 28 de julho. Em todo o Brasil, a rede de quinta geração Standalone já está disponível também em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

Os outros municípios da Bahia também terão o 5G ativado, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. A Bahia é um dos Estados mais estratégicos do Nordeste para a TIM e, por isso, a operadora tem feito investimento robusto em novas tecnologias. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social. É um momento histórico para o Brasil, pois o 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Vamos ter a maior e melhor rede 5G do país”, destaca o Vice-Presidente de Tecnologia da TIM Brasil,  Leonardo Capdeville.

Investimentos e inovação na Bahia

A chegada do 5G consolida uma série de inovações da TIM em infraestrutura no Estado. Antes da ativação da nova tecnologia, a operadora realizou projetos piloto na região, como a disponibilização do 5G DSS no circuito Barra-Ondina. Outro projeto de destaque são os biosites, estruturas de baixo impacto visual e que permitem expansão da cobertura de voz e dados na Bahia. Em julho, a empresa ativou o primeiro biosite do Brasil feito com fibra de carbono e vidro, localizado próximo à Arena Fonte Nova e ao Dique Tororó. A antena já tem em seu interior equipamentos para ativação do sinal 5G.

- Publicidade -

Além disso, a companhia antecipou a meta e vai cobrir 100% dos municípios baianos com 4G ainda este ano. Hoje, a tecnologia de quarta geração da TIM está presente em 369 municípios baianos e um dos projetos que tem sido utilizados para chegar em localidades e distritos mais distantes é o SkyCoverage. A iniciativa utiliza antenas off-grid, ou seja, desligadas da rede elétrica, para expandir a cobertura 4G. No Estado, já foram instaladas antenas em mais de 140 distritos e, para este ano, o objetivo é contemplar mais 32 distritos e 48 localidades. Atualmente a TIM também está presente nas 348 cidades baianas com o VoLTE, serviço de voz sobre a rede 4G, e tem 296 cidades NB-IoT (rede de internet das coisas).  

Além dos bairros citados acima,  confira os demais onde a TIM terá o 5G em Salvador: Acupe de Brotas, Alto das Pombas, Alto do Coqueirinho, Arenoso, Arraial do Retiro, Barris, Boca do Rio, Cabula, Cabula Vi, Caixa D’Água, Campinas de Brotas, Campo Grande, Canabrava, Politeama, Saboeiro, Santa Cruz, Santa Mônica, Santo Antonio, São Gonçalo do Retiro, Saúde, Sete de Abril, Sussuarana, Tancredo Neves, Tororó, Vila Laura, Vitória, Candeal, Canela, Centro, Centro Administrativo da Bahia, Chame-Chame, Cosme de Farias, Curuzu, Daniel Lisboa, Dois de Julho, Doron, Engenho Velho de Brotas, Engomadeira, Garcia, Graça, Horto Florestal, Iapi, Imbui, Itaigara, Jaguaribe, Jardim Nova Esperança, Luis Anselmo, Macaubas, Narandiba, Nordeste, Nova Brasília, Ondina, Pau Miúdo, Pelourinho, Pero Vaz, Piata, Pituaçu.

Leia mais

A revolução do 5G está chegando

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -