O Brasil teve um aumento de 0,2% no volume de serviços de março para abril deste ano, apresentando a a segunda alta consecutiva do indicador, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado demonstra desaceleração em relação a março passado, que registrou alta de 1,4%.
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Em relação ao período pré-pandemia, o setor de Serviços está 7,2% acima do nível de fevereiro de 2020, mas permanece 4,2% abaixo de novembro de 2014, o ponto mais alto da série histórica.
Em comparação a abril de 2021, os serviços também tiveram alta de 9,4%, e de 9,5% no acumulado do ano de 2022. No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento foi de 12,8%.
De acordo com o IBGE, a alta de 0,2% na passagem de março para abril foi puxada por duas das cinco atividades pesquisadas: informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados às famílias (1,9%).
Mas outras três atividades tiveram queda no período: transportes (-1,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e outros serviços (-1,6%).
Já o índice de atividades turísticas registou alta de 2,5% em abril ante março. Mesmo assim, o segmento de turismo está 3,4% abaixo do patamar pré-pandemia.
Quanto à receita nominal dos serviços, a pesquisa aponta crescimento de 0,9% de março para abril; 16,5% na comparação com abril de 2021; 15,7% no acumulado do ano e 17,8% no acumulado dos últimos 12 meses.
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